Pudim de cumaru com morangos derretidos...



E lá se foi um mês que poderia ter tido 40 dias. Pois mal começou e dezembro já praticamente acabou, mas eu continuo aqui com uma lista enorme de coisas para fazer. E assim foi-se o meu dezembro. Pensei em tantas postagens, fiz tantos planos, mas pouco foi feito. Me dá uma tristeza, imensa, não conseguir produzir tudo o que eu desejo, nem ir ao correio buscar encomendas eu consegui.

Faz muito frio atrapalhou e não dá a menor vontade de sair de casa. Mas não é só o inverno que me consome, minha vida está atingindo um momento único, especial, demandando muito mais de mim. Eu também estou demandando muito mais de mim e com tantas demandas não é fácil atender todos os pedidos, mas eu tento. Estou me dividindo entre vários projetos diferentes e apesar do esforço grande a coisa está sendo bem interessante. Em breve espero escrever sobre meu novo grande projeto. Estou eletrizada.



Para ilustrar esta postagem apresento mais uma receitinha de pudim de leite, desta vez com semente de cumaru, que deixa o pudim ainda mais perfumado e saboroso. Não deixe de procurar esta semente maravilhosa. E para acompanhar uma caldas de morangos derretidos. Colhemos estes morangos numa plantação aqui perto, no verão, totalmente orgânicos e totalmente saborosos. Colhemos muitos quilos e eu congelei 10 kg de morangos para os meses de vacas magras.

Quando eu preciso que uma sobremesa fresca e leve é só botar um pote de morangos para derreter na pia da cozinha e deixar descongelar. Demora um pouco para descongelar mas a noite eu tenho uma sobremesa que todos amam que sirvo com iogurte ou um creminho. É só derreter os morangos. Quando os morangos congelados derretem eles soltam muito suco e a água natural dos morangos formando uma calda vermelha profunda e maravilhosa. Nossos morangos soltam muita calda, parece até calda artificial, mas é totalmente natural. Morangos derretidos são um sucesso aqui em casa, a forma favorita das crianças comerem os morangos do último verão. Servi os morangos com o pudim de cumaru e ficou simplesmente fantástico.




Pudim de leite com cumaru
Anteriormente publicada aqui


1 litro de leite
2 dl de açúcar
1 semente de cumaru
6 ovos
300 gramas de morangos congelados e depois descongelados com seu suco

Como:


Aqueça o forno a 180C e ferva cerca de um litro de água para o banho-maria. Numa panela de fundo grosso coloque o leite e a semente de cumaru. Leve ao fogo médio e deixe que ferva lentamente. Numa tigela grande misture com um fouet o açúcar aos ovos, batendo bem para aerar. Quando o leite ferver coloque o leite fervendo sobre a mistura de ovos e açúcar, mexendo vigorosamente enquanto transfere o leite. Coloque o leite aos poucos sem parar de bater a mistura com o fouet para os ovos não talharem. É uma coisa que demanda a habilidade de usar os dois braços ao mesmo tempo, com um braço bate-se os ovos e com a outra segura-se com cuidado a panela de onde jorra o leite fervido. Parece complicado, mas não é, mas leite quente é leite quente. Com uma colher remova a semente de cumaru e retire a espuminha do leite que forma na superfície do pudim. Quando vamos deseformar não precisa remover espuma, mas quando vai ser servido no copo pode ficar mais bonito sem marcas de espuma. Divida a mistura nos copinhos ou potes com calda. Coloque os copinhos numa forma grande e cubra com água fervendo até atingir um pouco abaixo da metade da altura dos pote/copos. Asse por 25 a 30 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar totalmente.

Leve para gelar e sirva com os morangos descongelados.

Comentários

Você aí congelando e nós aqui derretendo..!!
Mais uma receita que estou levando (a dica dos morangos é ótima)!

Uma Santa Noite de Natal e um Ano Novo de muita Paz e muita Luz!

Bjinhus..
Claudia Lima disse…
Este ano aqui aqui está bem frio, considerando-se que a temperatura é normalmente muito alta.
Agora está 17ºC e meus dedinhos estão congelando no teclado. Uso luvas sem dedo para digitar, senão não aguento.
Muitos projetos são ótimos, pois a vida fica mais dinâmica, embora a gente se canse um pouquinho mais.
Mas vale a pena.
Eu que adoro pudim e morango. Iria adorar esta sugestão com certeza.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de projetos, superações e muitas realizações significativas.
Estejam em Paz neste dia...
Bjs carinhosos :)
Sandreane disse…
Cláudia, esse pudim tem cara de final de ano, pois as fotos me lembram festa :)
Amei!
Boas festas!
Abraços!
Cláudia Marques disse…
olá Claudia
Fico feliz que vc esteja electrizada, já que é por um motivo tão bom, o sonho está a tornar-se realidade!
O meu mês de Dezembro tb passou a correr, quando parei para respirar já era dia 21...

Quanto ao pudim, ai Deus, eu só queria provar uma colherada! E essa caldinha? :)

Abraço grande e Bom 2011 para toda a sua família.
Anônimo disse…
Passei pra lhe desejar um ano novo repleto de realizações! vou fazer pudim hj e descobri o que é dl ;)

abraços!
Luana M. disse…
Oi!!!! Sei que você está devendo uam postagem sobre cacau, mas, se puder, me responda, tá?

Eu tenho aqui em casa vários tipos de cacau, orgânico natural, orgânico natural alcalinizado, orgânico vermelho alcalinizado, e orgânico vermelho.... ufa.... e mais uns outros aqui mais comuns e HORRÍVEIS, KKKKK;

1) Como é que dissolve o cacau que não foi alcalinizado??????? Não gosto dos caroços....

2) Você conhece algum lugar que vende o vermelho de boa qualidade??? Inflizmente meu forncedor parou de embalar a iguaria...

Só isso, rs. Beijo e parabéns! Amo esse blog!

FELIZ ANO NOVO!
Alessandra Flach disse…
Olá!
Sou gaúcha mas moro em Brasília e encontrei seu site procurando receitas com mirtillo para a ceia de natal. Fiz a torta com amendoas que você recomendou em julho de 2009 e foi um sucesso estrondoso. Estou testando, neste momento, a mesma receita com cerejas negras e o cheiro da torta está inundando a casa. Resolvi escrever para agradecer e dizer que adoro o jeito como você escreve e descreve a vida da sua familia. Parabéns e muito obrigada!!!!
Cininha disse…
olá Claudia desejo um excelente 2011 para si e toda familia, com mais calorzinho se possível :-)
Seu pudim ficou lindo
Tays Rocha disse…
Vim através do Limo Bag, amei seu blog, tudo que eu mais preciso novamente, opções mais saudáveis, novas alternativas, vida orgânica. Já linkei vc no meu espaço, gostei de saber sobre o cumaru e suas possibilidades. Beijos.

Postagens mais visitadas