Financiers de Coco Ralado com Framboesas (Sem Nozes e sem Lactose)




Financier é o nome de um bolinho francês mundialmente famoso e cuja receita mais tradicional leva farinha de amêndoas na massa. Apesar do financier ter ficado famoso, a receita desse bolinho de amêndoas é muito comum em diversos países da Europa e do Oriente Médio. Mas, como a culinária francesa tomou dimensões gigantescas, se espalhou pelo mundo e é admirada e cultivada em todo canto, esse bolinho de amêndoas ficou internacionalmente mais famoso do que os outros bolinhos de amêndoas do mundo. Eu adoro financiers, me agrada demais a textura densa, levemente grossa e úmida desses bolinhos de amêndoas assados sem fermento, sem gemas (levam apenas claras) e sem leite e é por isso que sempre tem financiers aqui em casa.





Entre os requisitos básicos do financier está a adição da farinha de amêndoas, que pode ser substituída por farinhas feitas a base de qualquer outro tipo de nozes e castanhas. Dá para usar literalmente todos os tipos de castanhas e nozes no lugar das amêndoas e a receita permanece igualmente sensacional. Aqui no blog mesmo você encontra a receita tradicional de financiers de amêndoas, de financiers de avelãs, de de castanhas de cajú e de pistaches.





Eu não tenho comido bolos, evito açúcar sempre, mas faço sempre bolos para a família, e fiz esses para o aniversário do meu enteado, que fez aniversário há algumas semanas. Mas como meu enteado é totalmente alérgico a nozes e castanhas, eu faço financiers com farinha de coco ralado quando ele vem nos visitar, ou quando vamos visitá-lo. Há quem possa ver a receita de financier feita com farinha de coco ralado como uma deturpação da receita francesa e, de certa forma é, mas também é uma deliciosa alternativa. E bem mais em conta considerando que o preço do kg do coco ralado comparado ao do kg das amêndoas importadas.

Mas não brinco com coisa séria. Assim como os macarons franceses podem ser produzidos usando farinhas de sementes diversas e de coco seco, sem perder em nada na textura, o financier também pode ser feito com farinha de coco que, como as farinhas de nozes, contém alto conteúdo de gordura. O alto teor de gordura da farinha é que faz a diferença tanto na receita de financiers como na receita de macarons. Os Macarons de Coco Ralado que eu faço ficam simplesmente maravilhosos, e esses financiers de coco, apesar de aparentemente secos, também não deixam absolutamente nada a desejar e não contém nem lactose, nem nozes. Ficam perfeitos, com a mesma consistência densa e grossa dos financiers tradicionais.

Quer brincar de macarons e financiers e correr os riscos de errar sem pagar caro? Use coco ralado...






Financier de Coco Ralado com Framboesas Sem Lactose e sem Nozes e Castanhas



2,5DL (uma xícara) de coco ralado seco
2 DL (3/4 de xícara) de farinha de trigo (se preferir use uma farinha sem glúten)
2 DL (3/4 de xícara) de açúcar de confeiteiro150g de claras de ovo (4 a 5 claras)
150g de manteiga de coco (se preferir use manteiga comum)
Meia colher de chá de de baunilha em po ou 1 colher de sopa de extrato natural de baunilha ou raspas de meia fava de baunilha


Como:


Num processador, ou num moedor de café, processe o coco ralado até formar uma farinha fina. Adicione aos pouco o açúcar e a farinha de trigo e processe até formar uma farinha bem fina e reserve.

Numa panelinha derreta a manteiga de coco e adicione a baunilha em pó, ou as raspas de uma fava, e deixe cozinhar em fogo bem baixo por uns 10 minutos, para a manteiga absorver bastante o sabor da baunilha. Se for usar extrato de baunilha, adicione o extrato no final. Retire do fogo e deixe amornar.

Coloque as claras num pote grande e bata levemente com um batedor de mão. Você não quer claras em neve, você quer apenas espumar as claras, para quebrar a consistência gosmenta delas. Quando as claras estiverem espumadas, adicione a mistura de coco, farinha e açúcar e, usando o batedor (fouet) mexa bem até incorporar totalmente e formar uma mistura grossa. Adicione por fim a manteiga de coco derretida, levemente morna e, usando uma espátula ou colher de pau, mexa suavemente, sem parar, até incorporar a manteiga totalmente a massa. Quando manteiga estiver totalmente incorporada, adicione o extrato de baunilha e mexe um pouco mais (se estiver usando extrato). Leve a massa a geladeira e deixe gelar por pelo menos uma hora. Você não quer gelar demais pois a manteiga/óleo de coco endurecem demais, mais do que manteiga de creme de leite e vai ficar difícil transferir a massa para as forminhas.

Quando for assar, retire a massa da geladeira, aqueça o forno a 180C e unte 24 a 30 forminhas de empada ou de tartelettes ou de pudim com bastante óleo de coco ou manteiga de coco ou outro óleo neutro. Coloque uma colher de sopa bem cheia de massa nas forminhas, a massa deverá estar levemente dura, pressione um pouco para nivelar a massa e coloque uma ou duas framboesas no centro do bolinho.

Leve para assar por 15 a 18 minutos.


* Tempo e rendimento dependem do tamanho das forminhas usadas.
** Recomendo não encher demais as forminhas pois esses bolinhos crescem no centro, formam uma barriguinha e ficam melhores se mais finos.




No lugar de manteiga comum eu usei manteiga de coco, mas você pode usar uma mistura de óleo de coco e manteiga de coco. A manteiga de coco eu deixei cozinhar com a baunilha em fogo baixo para aromatizar. Eu usei a manteiga de coco que aparece na foto, é mais um creme de coco, com sabor maravilhoso, e que resiste muito bem a temperaturas altas.




Comentários

Postagens mais visitadas