Creme de doce de leite com raspas de chocolate



O doce da foto eu chamo de mistureba... mas chame-o do jeito que preferir pois doces como este tem nomes diversos em cada canto por onde passa. Ele é uma espécie mousse já que trata-se de uma mistura a base de creme de leite batido, mas que tem um Q de sorvete se colocado no freezer, ou pode ser chamado também de semifreddo. A mistura de creme pode levar também algumas claras batidas em neve ou até gemas quem sabe e virar de fato um gelatto. De resto é uma mera mistureba de creme batido em chantilly com sabores ao gosto do freguês. Então apareceu alguém do nada em casa? Deu vontade de sobremesa de colher? Aqui uma sobremesa rapidinha sem gluten e sem qualquer complicação? Apenas três ingredientes + fouet ou batedeira para bater o chantilly e é isso. Sem mistério e com resultado muito satisfatório. Adicione o que desejar ao creme, no lugar do doce de leite use uma geléia de qualquer sabor, caseira, claro. Compotas, frutas picadas, amendoim picado, farofa de castanha de cajú, a criatividade será o segredo do seu sucesso.



Receitas assim, simples, servem ao propósito a que se destinam, mas não me alimentam de verdade. Eu ando sedenta por outras coisas. Para falar a verdade eu ando sedenta por receitas mais elaboradas, vontade daqueles doces cheios de etapas e processos, receitas que eu não tenho a menor energia para encarar diante do atual momento. Vou confessar que, diante da realidade atual, preparar uma massa simples para assar uma torta de maça tem se mostrado um esforço demasiado para o final dos meus dias longos. As maças entram e saem aqui de casa e eu ainda não consegui fazer uma tortinha sequer, preciso me mexer rápido, antes que as maças boas desapareçam totalmente. Mas tenho planos para esta semana, hoje mesmo eu comprei um belo naco de manteiga sem sal especial, para fazer massa folheada e com ela uma boa torta de maça que deverá sair do meu forno até domingo, dia de aniversário do meu querido Per.



Eu ando super, hiper, mega atarefada com o ritmo que a minha vida tomou desde que abrimos a loja. No final de uma dia cheio cozinhar é mais uma tarefa que nem sempre relaxa. Eu cozinho feliz, todos os dias, mas fico cansadérrima. Claro que eu poderia dar uma simplificada, mas não uso atalhos, não compro nada pronto e, talvez por isso... Mas o paladar do povo aqui de casa é exigente em relação a tudo e não dá para enrolar ninguém com atalhos, eles não aceitam porcarias e eu me orgulho disso. Além disso o jantar é o momento mais importante do nosso dia. Mesa posta, a família toda junta, comendo e falando e contando e nesta hora todo o esforço faz sentido. Ontem por exemplo, (na verdade foi na segunda-feira) saí da loja e fui num mercado comprar peixe fresco para o jantar. O Per pediu, "simplica!" Eu simplifiquei. Voltei com o peixe e uma abóbora imensa, estava linda e madura, mas era enorme. E para fazer a sopa do jantar ainda precisamos abrir, descascar e picar aquela abóbora imensa e dar solução às sobras. Já falei aqui antes que abóboras mais ou menos decentes só estão disponíveis aqui por estas bandas em outubro? Pois é tive que aproveitar pois depois elas somem e o que temos são umas mini abóboras (butternut squash em inglês) vendidas a preço de ouro mas que são uma decepção a nível do sabor.



Se a vida que era corrida é cheia de obrigações ela também é cheia de prazer e satisfação pois a loja é super excitante. A loja, ou melhor, as lojas já que a loja online é uma outra loja que funciona "afterhours" e também demanda muitas horas de trabalho. Durante o dia fico das 10 as 17 na loja real e faço de tudo neste período. Depois do jantar e eu Per organizamos as coisas da loja online, planejamentos, orçamentos, facebook, twitter e tudo mais. Aí eu lembro que, bem, era para ser uma loja mais caseira, era para ser uma lojinha, pequena, do tipo "lá em casa", mas está ficando grande, já tem mais de 450 produtos e cheia de exigências. As vezes dá um frio na barriga, mas agora não tem mais volta. Além disso ainda há tantas coisas, a casa e suas demandas, roupas lavar e para passar, minha pesquisa de doutorado, os contatos, os artigos, os blogs pessoais, o blog da loja, dois livros começados, sim, dois, não dava para começar apenas um este ano... Se eu ando exausta, ando também super excitada. A loja e os projetos complementares são super excitantes, mas para ser viável impõem um ritmo de trabalho absurdo para mim. A sucesso da loja ainda reside no fato de estarmos controlando tudo sozinhos. Nossa loja é uma colagem que vai tomando forma aos poucos, ficando a nossa cara... tá, a minha cara...





Mistureba de creme com doce de leite e raspas de chocolate


2,5dl de creme de leite fresco
1,2 a 1,5 dl de doce de leite caseiro
100g de chocolate amargo com 70% de cacau

Como:

Reserve quatro tacinhas de vidro ou copinhos. Bata o creme até formar um chantilly médio duro... nem duro demais, nem molengo. Adicione uma pequena parte do doce de leite e usando um garfo ou uma colher de metal misture delicadamente para incorporar totalmente o doce ao creme, homogeneamente. Vá adicionando mais creme aos poucos até misturar tudo. Todo cuidado para não desmontar demais o chantilly. Raspe 50 gramas do chocolate amargo e adicione a mistura de creme, misturando delicadamente para não bater demais. Distribua a mistura de creme, doce e raspas nas taças e leve para gelar por uma meia hora pelo menos. Na hora de servir raspe os restante do chocolate e cubra os potinhos.

Rende 4 porções.

Comentários

saboracasa disse…
que tempos bem atarefados ... vai tudo correr bem! e a loja vai continuar um sucesso. Vou dar uma espreitadela :) pena não ser muito fácil(só por causa dos custos) mandar para cá ...
beijocas
Paula
Giovana disse…
hummmmm!
Eu costumo fazer esse doce alternando uma camada do creme com uma camada de "mirabel" (wafers) de chocolate bem picadinho e deixo gelar. Fica muito bom também!
Claudia Lima disse…
Eu estou trabalhando 32h/semana, mas parece o dobro, devido ao stress e demanda de energia que o meu trabalho pede.
Não é fácil se virar em mil para atender a tudo. O jeito é viver um dia de cada vez.
A "mistureba"é uma boa dica.
Boa sorte nos projetos :)
Cininha disse…
Essa mistureba é muito boa, eu faço uma parecida com leite condensado do que se compra e meto umas bolachinhas cobertas de chocolate esmigalhadas e todo mundo adora, é realmente prático e rápido, já fiz gelado e gostamos mais.
Pois é, por cá diz-se que quem corre por gosto não cansa :-) é o seu caso, cansa mas fica feliz com o seu trabalho :-)
bjs
Cristina disse…
Cansativo, mas compensatório e como dizia o poeta..."tudo vale a pena, se a alma não é pequena"...
Essa mistureba parece boa pra mim,aliás, bem boa!rs...
Jane Rodrigues disse…
Esse doce deve ter ficado muito bom! esse chocolate...hummm...amoooo chocolate e parece que vc se dá tão bem na cozinha, eu não sou muito de cozinhar,mas preciso fazê-lo...rsrsrs
Bjo e posta mais novidades ai pra gente..rsrsrs
Anônimo disse…
Simpatia para emagrecer do médium Chico Xavier

Quarta - feira pela manhã coloque meio copo de água , dentro dele o número de grãos de arroz (lavados) correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, pois os quilos perdidos não são recuperados.
À noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
Quinta - feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
Sexta - feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.

OBS:

1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder ou envie por email (10 kg equivalem 10 pessoas, 15 kg equivalem 15 pessoas e assim por diante).
4: Comece na quarta - feira após distribuir as cópias.
5: Publique na mesma semana.

Bom emagrecimento!
NEUSA disse…
BOM DIA CLAUDIA !!
ADOREI SEU BLOG.
ENTREI MEIO SEM QUERER POIS PROCURAVA RECEITAS DE GELEIAS.ALIÁS UM POUCO FRUSTRADA POIS HOJE IREI DEVOLVER O TAXO DE COBRE QUE COMPREI ONTEM.LI A RESPEITO DA TOXICIDADE QUE OCORRE COM O USO DO MESMO.CONTINUAREI USANDO MINHA PANELA DE INOX.DE QUALQUER MANEIRA APRENDI MUITO COM VC. BEIJOS NEUSA
Clau disse…
Mistureba das boas!Com toda correria ainda sobra tempo para as delícias não é mesmo?Bjus e bom fim e semana!
Unknown disse…
Olá minha amiga,

Eu sou fã das suas misturebas, rsrs. Acho legal a maneira como você cria receitas e que no final ficam super apetitosas.
Estava olhando uma receita de doce de leite que fiz lá no Eu Mulher e que tirei aqui do seu blog. O doce de leite feito em casa tem outro sabor,não?

Beijão e boa semana
Valentina disse…
Apesar de voce falar do cansaço, da ritmo puxado, a energia deste teu post me levantou o astral. Me deixou assim em marcha alta. Sucesso Claudia!E obrigada por dividir esta receita tao bacana, simples e com mil possibilidades. As vezes a gente ve umas coisas bacanas assim e pensa: gente, como não pensei nisso antes. Muito legal.

Postagens mais visitadas