Risoto de frango e curcuma do meu jeito...



As vezes me impressiona a minha capacidade de publicar postagens longas com muitas palavras sobre o nada. Uma coisa de louco, umas postagens desnecessariamente longas. Mas meu plano aqui, hoje, é ser curta e direta. Fiz um risoto de frango com curcuma que ficou sensacional e consegui fazer umas fotinhas, corridinhas, fraquinhas, mas fiz e fico feliz de poder publicar. Neste risoto eu usei um arroz orgânico, claro, óbvio, um arroz orgânico especial para sushi que eu vendo lá na loja. Mas o lance deste arroz para sushi é que ele é produzido na Itália, arroz do tipo Selenio, uma variedade italiana especial para risottos (ou risotos, como eu prefiro). É que o arroz para risoto é muito similar ao arroz da variedade japonica usado em toda a cozinha japonesa, inclusive sushis.



E assim, o arroz ideal para risotos (risottos) é também ideal para sushi e é vendido por aqui como tal. O arroz tipo japonês orgânico, natural do Japão, é muito caro na Europa e usa-se o similar italiano de excelente qualidade a um custo bem razoável, eu diria. E este arroz curto e redondinho também é perfeito para fazer mingau de arroz e o pudim de arroz, pratos típicos noruegueses no final de ano. Mas vou voltar numa outra ocasião para falar apenas do mingau de arroz norueguês, fica aqui a dívida, mais uma.




Neste risoto eu usei filés de frango que estavam sobrando mas você pode usar a parte que preferir. Eu usei também curcuma, açafrão da terra, orgânico que recebi de presente lá da Bahia. É um produto da agricultura familiar maravilhoso e eu uso como se fosse uma preciosidade. E como quero ser rápida e direta, sem perder o foco, prometo que volto depois para falar das maravilhas da curcuma que é tão saudável e deveria ser consumida todos os dias, com tudo...



Risoto de frango e curcuma


500 gramas de arroz orgânico para risoto ou arroz para sushi
400 a 500 gramas de filé de peito de frango picado
1 cebola picadinha
2a 3 colheres de sopa de manteiga com sal para dourar o frango e a cebola + 2 colheres de sopa de manteiga para finalizar
2 colheres de sopa de azeite virgem orgânico
2 a 3 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão ralado
1,8 a 2 litros de caldo de carne, frango ou legumes (a quantidade final de líquido depende do tipo de arroz. Uns são mais duros do que outros)
150 ml de vinho branco ou rosé seco
1 colher de chá de pimentão doce em pó defumado (páprica doce defumada)
1 colher de cha de curcuma orgânica
1 colher de chá de alho picadinho ou alho em pó orgânico
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha fresca picada a gosto
rúcula para decorar

Como:

Numa panela coloque o caldo para ferver. Sempre faço caldos em case mas use o caldo que prefeir. Ferva o caldo em fogo alto. Quando ferver, abaixe bem o fogo e deixe cozinhando em fogo em baixo.

Em outra panela, de fundo grosso, coloque uma colher de manteiga e uma de azeite e doure os pedaços do peito de frango. Adicione o alho, a paprica defumada, sal e pimenta e deixe que doure bem. Transfira o frango para um pote, cubra e reserve. Na mesma panela, ainda quente e com sobras do refogado do frango, adicione mais uma colher de manteiga e uma de óleo (mistura-se óleo e manteiga para evitar que esta queime muito rápido), a cebola picadinha e refogue a cebola em fogo médio até que fique transparente. Adicione o arroz e mexa por uns 30 segundos, para evitar que grude ou queime. Adicione o vinho quando o arroz começar a grudar no fundo da panela e misture bem até evaporar e reduza fogo para médio-baixo. Quando o vinho evaporar comece a adicionar o caldo. Para 500ml/5DL de arroz eu adiciono duas conchas de caldo de cada vez, mexendo sempre, até que o arroz cozinhe mas fique levemente al dente.

Não deixe de mexer para não agarrar no fundo, não deixe o fogo alto demais para não queimar e, mais importante, não deixe o arroz secar e grudar no fundo. Você precisa ficar em pé, ao lado da panela, mexendoe adicionando caldo até que o arroz adquira a consitência ideal. Dependendo do tipo de arroz você poderá precisar de mais ou menos caldo é que há arroz de cozimento mais rápido do que outros. O arroz que eu uso demora para cozinhar e eu preciso de 1,8 a 2 litros de caldo para cozinhar 500ml de arroz de risoto.

Quando cozinhar o arroz estiver já praticamente cozido adicione a curcuma e a salsinha picada e mexa bem para incorporar, adicione o frango em seu caldo e misture um pouco mais. Prove para ver se o arroz está cozido, acerte sal e pimenta e desligue o fogo. Adicione então duas colheres de manteiga e duas colheres de queijo parmesão orgânico fresco ralado.

Sirva imediatamente.

Serve 4 pessoas

Comentários

Vida no Campo disse…
Parece estar delicioso,adoro risoto,beijos bom inicio de semana
Oi Cláudia,
Passeando por essa blogosfera descobri seu blog.Gostei muito.Também sou jornalista e estou começando nesse mundo de blogs.
Acho que tenho muito o que aprender por aqui.
Prazer conhece-la.
Lylia
Jane Rodrigues disse…
Hummm...olhando pra este risoto tão lindo....me deu uma fomezinha básica...rsrsrs

parabéns mais uma vez de muitas que virei aqui te parabenizar, vc é muito "chique" na cozinha
Cristina disse…
Ai que delícia, me deu água na boca!!Adoro risotos e com esse caldinho,,,aff!!
Até mais...
Anônimo disse…
Lindo lindo esse risoto, fiquei com vontade e vou fazer quando der uma trégua na dieta...
Claudia, te mandei uma bobaginha pelo correio, já faz um tempinho, espero que seu endereço seja ainda o mesmo e que chegue direitinho.
bjs e to sempre na área.
Simone Izumi disse…
Ahn, você é fantástica, C!!
Eu sempre achei que risoto feito com arroz japonês ficava muito bom..hahahaha...agora com o seu aval, vou aloprar no risoto nipo-italiano!
O mundo anda tão louco, que o seu nada é muito mais interessante do que quase tudo o que vejo nos noticiários. Continue escrevendo livremente e lindamente como vc sempre fez. Este é o meu desejo!:D
Um beijão
Si
Luiza disse…
Oi, Cláudia. Bom dia!!!
Adorei o blog florido!
Um beijo
Verena disse…
Claudia, tempão que não passo por aqui...estou na correria...mas sempre me delicio com suas receitas e fotos! E hoje uma salgada!
Faz tempo que quero fazer um risoto, e o seu ficou lindo!
Um beijo!
Eu Mulher disse…
Cláudia, eu amo risotos de todas as maneiras. Achei bem legal essa maneira de fazer com arroz japonês para sushi.
Ficou com um ótimo aspecto!

Bjss
Unknown disse…
Cláudia, eu também gosto muito de cúrcuma, mas infelizmente aqui no Brasil não costumamos valorizar esse maravilhoso tempero.

Seu risoto ficou com uma cor muito linda.

Bjs
ficou uma delicia este risoto!

bj
http://ladyaofogao.blogspot.com/

Postagens mais visitadas