Bolo cremoso de doce de abóbora com coco
Quando eu comecei a fazer este bolo a idéia era fazer um petit gateau de doce de abóbora com coco e havia uma certa urgência no projeto. Explico. Chegamos de viagem e eu lembrei que ainda tinha um potão de doce de abóbora na geladeira que apesar de guardado num pote vedado já estava ali desde novembro e por isso, bem, por isso precisaria acabar com ele rapidamente.
Eu acho que a melhor receita para usar doces ou geléias que estão sobrando em casa é derreter o doce em questão com a metade do seu peso de manteiga, adicionar uns ovos e um tanto de farinha e um tantinho de açúcar e assar em forma de petit gateau. Este é o que eu chamo de método Carla Pernambuco de fazer petit gateau além de infalível ele serve para tudo.
Mas o problema é que petit gateau, daqueles que ficam líquidos por dentro e crocantinhos por fora, são chatinhos de assar e de conservar. Você precisa tomar conta do tempo para não assar demais e cozinhar a massa por inteiro. Além disso petit gateau bom é aquele servido fresquinho, ainda quente, já que depois que esfriam eles ficam mais secos por dentro. Acho legal para festas ou jantares, quando há bastante gente em casa. Numa noite simples a melhor alternativa foi assar a massa do petit gateau como um bolo cremoso comum.
O problema em transformar uma massa mais líquida e mais gordurosa do petit gateau num bolo cremoso denso é que não é qualquer forma que serve para assa-los. O ideal são formas rasas, tabuleiros retangulares ou quadrados baixinhos e formas de torta sem fundo solto pois eles facilitam o cozimento da massa por igual, assando rapidamente e assim o bolo mantém a cremosidade. Forminhas individuais devem ser acompanhadas de perto para evitar que queimem ou sequem demais os bolinhos. Tabuleiros mais fundos, tipo forma de bolo inglês ou de forma de pão demoram mais para assar o centro da massa e precisa atenção para evitar queimar o fundo, ressecar o resultado final, o outro risco que se corre é o de acabar com um petit gateau gigante nas mãos.
O bolo cortado em barrinhas fica uma delícia puro, frio ou servido quente com sorvete, exatamente como um petit gateau convencional.
Bolo cremoso de doce de abóbora com coco
500 gramas de doce de abóbora com coco
250 gramas de manteiga sem sal
5 ovos
2 dl de açúcar de confeiteiro peneirado
2,5 dl de farinha de trigo peneirada
Como:
Numa panela sobre fogo baixo coloque a manteiga e o doce de abóbora e aqueça até que ambos derretam formando uma mistura lisa e líquida. Você não vai precisa aquecer demais pois a manteiga derrete rápido e não deixe ferver de jeito nenhum. Se preferir use o microondas. Deixe a mistura esfriar levemente antes de adicionar os demais ingredientes. Adicione então ovos, um a um, mexendo com uma colher de pau ou fouet. Depois adicione o açúcar e a farinha e mexa com uma espátula até incorporar totalmente. Transfira a massa para um tabuleiro retangular baixo, untado com manteiga e depois forrado com papel manteiga também untado. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 30 minutos ou até que um palito saia seco.
Comentários
a minha mãe costuma fazer doce de abóbora e aqui está uma bela maneira de o poder usar!:)**
O doce so por si e excelente assim e melhor ainda
beijinhos
E nem de proposito,pois hoje estou a fazer doce de abobvora;)
Beijinhos grandes.
Se você tiver uma sobrinha de doce vale a pena experimentar o bolo. Mesmo que você tenha apenas um pouquinho, adapta as medidas e faz uns bolinhos pequenos,
Moranguita,
O doce estava realmente ótimo, pouco açúcar, ultra saboroso e ainda tinha canela em pau e resultou num bolo super perfumado.
Cinha,
Se tiver uma sobrinha de doce experimente fazer o bolo, fica uma coisa de louco.
Beijos a todas,
Claudia
C.
Faça o bolo mesmo assim e congele metade. Eu fiz um tabuleiro grande mas congelei metade do bolo. A outra metade ainda está aqui. Dá para comer um pedaço por dia e não mais. E olha que o meu doce de abóbora não estava doce demais, muito pelo contrário, estava bem pouco doce e por isso eu adicionei um tanto grande açúcar de confeiteiro, para dar liga e adoçar menos do que adoça o açúcar normal.
Se o teu doce estiver muito doce use menos açúcar no bolo e mais um tantinho defarinha, eu ia dar essa dica na postagem mas me esqueci.
No fim o bolo fica tão bom, mas tão bom que vale a pena fazer...
Beijos,
Cláudia
Beijinhos
Vou pensar no assunto :-)
bjs
Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Esclareço que sou cozinheiro novato, portanto "de meia pataca"! A receita me parece deliciosa, porém fiquei com uma dúvida, que pode ser banal para quem já é do "metier". As medidas de açucar e farinha de trigo foram colocadas em dl. Refere-se a decilitro? Sendo decilitro geralmente usado para líquidos como faço a conversão em gramas? Muito obrigado desde já, e parabéns pelo Blog. Certamente passarei por aqui de vez em quando. Abs.
Muita gente tem essa dúvida em relação as medidas em DL ou CL ou até ML mas essas medidas são medidas simples de volume. Você pode usar dois tipos de medidas para cozinhar, volume e peso. Peso é mais apurado mas exige balanças e por isso uso peso apenas quando há medidas exatas precisas. Mas em geral uso medidas de volume como em DL ou ML. A medida em xícaras é volume mas super vago já que você precisa dar o tamanho da xícara.
Quando se fala uma xícara pode-se estar referindo-se a uma xícara com capacidade de volume de 200ml/2dl ou 20cl mas há xícaras de 2,5dl/250ml/25cl ou até mesmo de 180ml/1,8dl ou 18cl.
No caso 1DL=100Ml=10CL que é igual a meia xícara de 200ml ou cerca de 80g de açúcar, mas dependendo do pó o peso varia. Açúcar e farinha tem pesos diferentes na hora de usar medida em gramas e por isso nesse caso eu gosto de usar volume (dl/cl/ml).
Compliquei ou ajudei?
Abs,
Claudia