Torta de framboesas e amêndoas e um coração partido...



Um certo caos no Rio estes dias, meu Rio, minha cidade, minha casa. Minha cabeça não relaxa, uma ansiedade, uma vontade de ver aquilo tudo passar de uma vez. Tinha que começar uma hora, não havia jeito, mas é muito difícil deixar de ficar tensa com um batalha dentro de uma cidade, da minha cidade. Mas faz parte do processo de mudança e eu acredito nisso. Meu pai acredita nisso, meu irmão acredita e eu também. Como já escreveram por aí, não vai acabar com a desgraça do tráfico de drogas já que é uma praga planetária, mas vamos mudar a face das favelas e re-organizar a cidade maravilhosa.

Mas, enfim, ontem eu fiz uma torta para minhas amigas americanas, planejava publicar aqui em referência ao tal dia de ação de graças que os americanos gostam tanto, que minhas amigas americanas gostam tanto, mas não deu. Mas hoje deu e aqui está.



Essa é uma tortinha muito simples, bem no estilo britânico, daquelas onde o recheio de frutas e amêndoas fica embaixo e por cima é vai uma camadinha de massa rústica, quase um crumble. Há quem chame de essa de torta de Nantucket, uma referência a ilha de Nantucket na Nova Inglaterra. O componente americano da torta são os oxicocos, recheio tradicional da torta de Nantucket e conhecido em inglês como cranberries. Oxicocos são nativos da América do Norte e tem uma papel interessante na história da ocupação européia da Nova Inglaterra. Ao que parece os primeiros colonizadores que se instalaram na região estavam morrendo de fome até que os índios locais os apresentaram aos oxicocos, o que os teria salvo da fome. Daí os muitos usos simbólicos de oxicocos essa época do ano nos EUA.

Minha torta é inspirada na torta de Nantucket mas não leva oxicoco, claro, aqui a praia é outra. Eu fiz uma torta com framboesas orgânicas que colhemos no nosso jardim em agosto e que estavam congeladas. A torta ficou ótima, boa para ser servida morna. O sabor das framboesas é forte, mas tão forte que precisa de um pouco de creme, sorvete ou iogurte para contrabalançar. Servi com iogurte com baunilha e ficou perfeito. Eu assei numa forma de coração, meu coração, que anda levemente partido enquanto a maré no Rio não se acalma...




Torta de framboesas e amêndoas

inspirada nesta Torta de Nantucket


300 a 400 de framboesas descongeladas ou frescas (use a fruta que desejar, afinal, framboesa é uma fruta difícil)
2 dl de açúcar
2 dl de farinha de trigo
1,5 dl de amêndoas levemente processadas para formar uma farinha grossa
1 colher de sopa de licor de amêndoas ou uma colherzinha de chá de extrato
2 ovos
100 gramas de manteiga mole

Como:

Aqueça o forno a 180C. Unte uma forma refratária ou uma forma redonda de torta com manteiga. Coloque as framboesas já derretida e salpique com as amêndoas picadas e depois com 0,5 dl de açúcar. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar, usando uma colher de pau, adicione então a manteiga e bata bem. Adicione o licor de amendoas (ou extrato) e continue batendo com a colher um pouco mais. Por fim adicione a farinha de trigo, aos poucos. Coloque a massa na forma preparadad, sobre o recheio de framboesas, amêndoas e açúcar e espalhe com uma espátula para que a massa cubra toda o recheio. Leve ao forno por 30 a 35 minutos ou até que a massa esteja dourada e o recheio borbulhando. Deixe esfriar bem antes de servir mas sirva a torta ainda morninha com creme chantilly, sorvete ou iogurte.

Serve 10 a 12.




Os passarinhos da foto são um item novo na cozinha, foram colocados na fruteira pela menina Estelinha que cansou-se deles decorando a cortina do quarto dela e resolver achar para eles um novo endereço. Eu totalmente aprovei os passarinhos na cesta de frutas...

Comentários

Unknown disse…
O Rio também é a minha cidade, apesar de estar longe por um tempo, estou torcendo para que tudo se reorganize da melhor forma.
Essa torta parece deliciosa, adorei e fiquei aguando aqui.
Bjs e bom final de semana!
Camila Hareide disse…
Ficou com uma cara ótima a torta... Também espero que a coisa se resolva no Rio, me lembro quando foi SP com os ataques do PCC, vixe...

bj
Gina disse…
Ah, o nosso Rio merece ter sua paz totalmente restabelecida.
Então, não é que o show de lançamento do cd do meu filho foi justamente quinta-feira, dia 25, auge dos problemas da semana? Meu coração também estava partido, com o medo das pessoas de sair de casa para prestigiar. Mas deu tudo certo e o show foi ótimo!
A torta deve ser muito boa, Cláudia e a gente pode fazer usando nossas frutas orgânicas também.
Bjs.
Claudia Lima disse…
Esta situação do Rio é triste e preocupante. Espero que passe logo.
A sobremesa ficou linda em formato de coração. Muito apetitosa!
Aqui gosto de usar cranberries secas para as doçuras. Acho bem gostosinha.
Bjs :)
moranguita disse…
e uma situaçao terrivel tenho acompanhado nas noticias.
mas bom um bolinho sempre nos alegra e esta torta ficou uma maravilha
adoro framboesas parece-me perfeita para um dia de festa mesmo
beijinhos e boa semana
Dani disse…
Quanto ao seu Rio: espero muito que sim, Claudia, mas o problema é bem mais profundo, e requer soluções que vão além do intervencionismo militar e policial. Dedos cruzados para o começo de uma nova era, mesmo assim.
Linda a torta, fiz uma parecida estes dias, a Bakewell Tart, mas leva menos framboesas, e a cobertura é tipo um frangipane. Preciso publicar no - abandonado - blog.
Beijos!
Isabel disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel disse…
Claudia,
ficou linda a torta para o Thanksgiving das suas amigas. Tenho uma certa simpatia por essa festividade, acho bonita.
Quanto ao Rio, as imagens são chocantes até para mim, quanto mais para você filha da cidade.
Espero que tudo se resolva depressa e que haja paz na cidade.
Bjs

Postagens mais visitadas