Madalenas de avelãs com cumaru...



Os dias estão lindos, frios, muito frios, mas lindos. As fotos desta postagem eu fiz ontem a tarde, enquanto esperava as crianças saírem da escola. Está fazendo muito frio para novembro mas os dias estão ensolarados. Ao que tudo indica vai mesmo ser um inverno extremamente frio, como anunciaram os russos há algumas semanas. Há um aumento da pressão atmosférica, faz sol ao invés de chover, mas a temperatura caí mesmo. Fico pensando como vou precisar fazer para sair de casa se a coisa ficar assim até o final do ano...



Eu acho uma beleza o contraste suave entre o branco levemente azulado da neve e o delicado azul do céu nesta época do ano. As árvores em Trondheim ainda estavam com folhas mas a neve chegou abusada, ocupando tudo, se acumulando sem vergonha nenhuma e desfazendo de vez todas as ilusões de outono. É muito lindo, ainda que muito frio e incômodo. Os dias já estão curtinho e se querem saber, fazia ontem -7C as 14h00. Frio pacas... mas estou de mala pronta. Embarco em poucas horas para Copenhagen e espero que o frio por lá seja menos cruel do que o que estacionou por aqui, é esperar para ver....



Madalenas de avelãs com cumaru

2 dl de avelãs levemente torradas, descascadas e processadas até formar uma farinha fina
2 dl de farinha de trigo
2,5 dl de açúcar de confeiteiro
150 gramas de manteiga derretida
3 ovos médios inteiros (ou 6 claras de ovos)
Raspas de uma semente de cumaru

Como:

Derreta a manteiga e reserve. Coloque num processador ou liquidificar as avelãs peladas, o açúcar e a farinha de trigo e bata até formar uma mistura fina. Usando um fouet bata os ovos inteiros (use apenas claras se preferir) por dois ou três minutos, bata bem até esbranquiçar e dobrar de volume. Use máquinas se desejar, mas eu prefiro usar o fouet para bater bolinhos como estes. Adicione aos poucos mistura de avelãs, farinha e açúcar aos ovos batidos e continue mexendo para incorporar totalmente. Por fim adicione a manteiga derretida e as raspas de cumaru e mexa suavemente, usando uma espátula até incorporar totalmente a manteiga à mistura. Coloque a massa na geladeira por pelo menos meia hora antes de encher as forminhas. Eu não deixo gelar demais mas dizem que costuma influenciar no tamanho final da barriguinha dos bolinhos. Unte muito bem untadas 30 forminhas em forma de conchinhas ou qualquer tipo de forminha. Fica bem interessante em forminhas rasinhas. Na hora de encher coloque uma colher de sopa rasa de massa, mas não encha demais para não transbordar na hora de assar pois a massa cresce bem mesmo sem levar fermento. Aqueça o forno a 180C e asse os bolinhos por 12 a 15 minutos, mas cuidado para não assar demais pois os bolinhos poderão ficar secos e durinhos.

Rende cerca de 30 conchinhas.



Algumas pessoas que me escrevem perguntando o que é cumaru e eu percebo que deveria ter feito uma postagem mais detalhada sobre essa encantadora e perfumada semente brasileira, cujo sabor lembra uma mistura de canela com baunilha. Mas vou fazer uma postagem detalhada assim que voltar de viagem. Cumaru é conhecida como "fava tonka" na Europa e nos EUA e pode ser raspada ou fervida em leite ou creme.

Cumaru é fonte do composto químico orgânico cumarina, muito semelhante a vanilina que tem um aroma natural poderoso e que vai te encantar e vai fazer você deixar de gastar seu precioso dinheirinho em favas de baunilha. Cumaru você encontra a preços bem módicos em mercados populares de todo o Brasil. A cumaru tem aroma muito semelhante ao da amburana, mas mais intenso do que aquele da amburana. As sementes de cumaru que tenho aqui recebi de presente, pelo correio e foram compradas no mercado Ver-o-Peso de Belém do Pará.

Comentários

Anônimo disse…
Estas madalenas estão lindas!
E as fotos são muito bonitas, parabens
Claudia Lima disse…
Cumaru é outra novidade. Ainda não havia ouvido falar, mas se é como vc disse, deve ser uma delícia.
Aqui o frio tb chegou. As fotos estão lindas. Tb adoro cenas com neve e céu azul.
Bjs e boa viagem :)
Gina disse…
Cláudia,
Sei que o ser humano se adapta às mais diversas condições, mas não consigo me imaginar morando efetivamente num lugar tão frio assim!
Mas sabe o que gostei, em especial, nesse post? Você falou da beleza do frio, da paisagem, coisa que não é muito costumeira...rs!
Ando tão, mas tão sem disposição para alguns bolinhos, não sei o porquê. Toda vez que vejo uma madalena, lembro que minhas forminhas andam esquecidas.
Devem ser bem gostosas as suas madalenas.
Boa viagem!
Olá Claudia, aqui pelo Rio de Janeiro o calor só aumenta e os dias também estão lindos, porém muito abafado. Creio que no final da semana chova.
Mesmo sem gostar muito de frio, adorei as fotos, a paisagem fica muito linda. E essas madalenas, deve ser uma delícia, adoro avelãs, mas cumaru nunca ouvi falar. Encontro aqui no Rio? Abs.
Claudia disse…
Catarina,

Muito obrigada. Ela ficaram muito boas também!

Clauzinha,

Cumaru tem um perfume mais forte do que o da amburana que também é chamada de cumaru em alguns lugares do nordeste. Mas a cumaru é da Amazônia e tem perfume mais forte e é muito usada em perfumaria. Aqui na Europa acha-se fácil mas custa caro pacas, aqui chama-se fava tonka e soube que é proibida a venda de tonka/cumaru nos EUA... Precisa contrabandiar!!!

Gina,

Eu também ando desanimada e meso que eu fale em beleza, porque é lindo o branco da neve, não quer dizer que eu goste do que vejo...Eu detesto inverno e se tudo der certo em pouco tempo estarei dividindo meu tempo entre o Brasil e a Noruega irmãmente... E eu detesto untar forminhas, quando uso forminhas assim é porque algum espírito caridoso se apossou de mim...

Wagner,

As madalenas ficaram ótimas e acho que você encontra cumaru facinho no Rio. Antigamente, em frente ao convento atrás da Estação Carioca do metrô tinha um mercadinho de chão onde o povo vendia todos os tipos de sementes do norte e nordeste e tinha. Mas agora virou camlôdromo e eu não tenho idéia se ali vende-se alguma coisa que não venha da China (sic)... Se não você pode procurar na Feira de São Cristovão que lá deve ter. Mas encomenda que eles arranjam de tudo ali.

Beijos a todos,

Cláudia
Pérola Regina disse…
¸Oi Cláudia, cheguei até o seu blog atravéz da Camila - Do mar a praia. Achei sensível, estéticamente lindo e as receitas... hum as receitas!
Nao pude falar com vc antes de votar p representantes dos brasileiros no exterior,(Moro na Eslovenia) mas todas as consideraçoes acima e a forma que vc se coloca em seu blog(além de como escreve, o que escreve) nao me deixaram nenhuma dúvida em confiar meu voto em vc.

Espero que seja feliz o resultado.
boa viagem!
Ah, por aqui, só o frio e MUITA chuva. Neve só nos picos, por hora...
Dani disse…
Já está nevando aí? Eu gosto da neve apenas por uns dias, pois aqui não há condições: fica praticamente iimpossível sair de casa, é um desespero, nada funciona direito.
No ano passado, o inverno tardou a chegar, mas quando veio, foi rigoroso, a minha esperança é que, apesar do que os russos disseram, este ano não seja tão frio.
As madalenas estão lindas, nunca fui muito fã, mas nunca as comi caseiras - essas com avelãs me parecem interessantes e, como disse, estão lindas!
Olha, eu votei logo no primeiro dia, quando sai o resultado?

Um beijo!
Gisela disse…
Gosto imenso do seu blog, muitos parabéns.

As fotos estão lindas e as madalenas devem ser deliciosas, apesar de não conhecer essa especiaria
beijinhos
Belas fotos e umas madalenas de comer e chorar por mais.
Faço muita vez madalenas, mas simples ou de laranja ou limão. Adorei a sua receita.
Bjnhs
Pity disse…
que ricas tus madeleines, y las fotos son preciosas, besitos desde londres
Isabel disse…
Que fotos lindas, mas por trás de toda essa beleza essa temperatura inimaginável de -7. Aqui ainda estamos nos 18, valha-nos o tempo!!
Que bom que você poderá finalmente dividir-se entre Brasil e Noruega. Espero que esse momento chegue depressa.
Bjs
Cininha disse…
Adoro essas suas paisagens, então com céu assim azul ficam o máximo.

Pois fico contente por terem recebido a encomenda, porque nós já rimos bastante com ela, é que o meu marido é que a foi meter no correio e achou que eu era maluca em mandar um saco de pó branco por carta, achou que iriam explodir o envelope hehe
Ainda bem que chegou e voces gostaram, bem quanto ao negócio pode contar comigo para exportadora é que aqui encontra-se fácil :-)
bjinhos
Lau Verrengia disse…
Não conheço Cumaru, se lembra baunilha e canela fiquei mais curiosa ainda.

As madalenas ficaram com um aspecto lindo, só de olhar me deu vontade de correr para cozinha e preparar essa receita. Adoro. :)

A paisagem é belíssima, como eu queria ver tudo isso de perto. Acho LINDO!

Cláudia, não posso deixar de dividir minha felicidade com você. Já faz um tempinho que testei uma receita de macarons que vi aqui no Sabor Saudade e deu super certo. Os macarons ficaram lindos, como devem ser. E olha que já havia testado muitas receitas e nada, conseguia fazer tudo menos macarons de verdade. rs
Suas dicas foram preciosas também.
Obrigada!

Um beijo!
Unknown disse…
Claudia, que contraste da sua paisagem com a nossa por aqui! Imagino a loucura que deve ser o frio...aqui faz 10ºC e a gente já está reclamando...imagino -7 em plena tarde! E toda essa neve?
As madalenas estão lindas, tenho as forminhas e preciso provar, mas ultimamente tenho me segurado com os doces...
Bom final de semana!
Que fotos de neve lindas! As Madalenas e uma chavena de chá ajudavam a passar o frio.


Bjinhos,


Rita

http://bembons.blogspot.com
Que coisa linda o seu blog!
AS fotos são tão lindas que dá parzer em ver...
Parabéns,
Verônica
Unknown disse…
Tudo tão lindo e encantador para quem mora aqui bem no nordeste do Brasil, rsrs. O calor últimamente anda terrível por aqui!
Desde criança que ouço falar em cumaru, mas na casca do cumaru. Preciso procurar pelas sementes e matar minha curiosidade.

Beijos
Ana Claudia disse…
Claudia,
Porque você as vezes usa a medida dl.? E as vezes gramas?

Postagens mais visitadas