Bolo de fubá com laranja sem glúten



Cresci comendo um bolo de fubá bem cremoso e denso que levava pedaços de coco fresco e leite de coco e era feito sem adição de farinha de trigo, apenas com fubá e açúcar. O meu bolo de fubá com coco funciona super bem eu resolvi dar uma variada utilizando, ao invés de coco, laranjas, pedaços de laranjas inteiras. A idéia de usar laranjas inteiras cozidas é antiga, coisa tradicional da doceria dos judeus sefarditas e hoje popularizada pela chef Claudia Roden, uma judia egípicia radicada no Reino Unido e autora de maravilhosos livros sobre a Comida do Oriente Médio e a Comida Judaica.



No livro A Comida do Oriente Médio, publicado originalmente em 1967, Cláudia Roden apresenta a receita de um bolo feito utilizando laranja inteiras cozidas em água e que depois é assado com farinha de amêndoas. O destaque do bolo são as laranjas cozidas e a receita do bolo de laranja e amêndoas da Cláudia Roden hoje é figurinha fácil e em todo canto desta rede é possível achar referência a receita. Hoje também se encontra uma versão tangerina do bolo da Cláudia Roden, mas no caso eu prefiro com laranja.



Como a laranja não tem a mesma quantidade de gordura que o coco e como o fubá não tem a mesma quantidade de gorduras que a farinha de amêndoas eu precisei adicionar um tanto de manteiga à massa para ajudar a massa a dar liga e deixar o bolo mais cremoso. A massa do bolo fica meio líquida e por isso não funciona para adicionar iogurte. Bolos de fubás feitos com farinha de trigo ficam ótimos com iogurte mas, neste caso, a idéia era fazer um bolo de fubá só com farinha de milho mesmo, sem glúten. Outra recomendação importante é lavar bem as laranjas em água morna e escovar se possível e, claro, usar laranjas orgânicas de preferência. Eu aqui achei umas laranjas orgânicas sulafricanas que estavam um verdadeiro sonho de boas, do tipo laranja pera, menorzinha e elas foram perfeitas.



Bolo de fubá com laranja sem glúten

250 gramas de fubá
250 gramas de açúcar
6 ovos médios
duas laranjas médias orgânicas (lavadas em água morna)
1 colher de chá de fermento em pó
75 gramas de manteiga sem sal (se usar com sal não adicione sal extra)
pitada de sal


Como:

Coloque as duas laranjas lavadas inteiras numa panela, coloque água o suficiente para cobrir as frutas e coloque a panela para ferver em fogo alto. Quando o líquido ferver reduza o fogo para médio e deixe que as laranjas cozinhem até ficarem bem macias, por cerca de 1h30 a 2 horas. Desligue o fogo e deixe as laranjas esfriarem totalmente.

Corte as laranjas em quatro, retire as sementes se houver e coloque as laranjas no liquidificador ou processador. Com as laranjar adicione o açúcar, o fubá, os ovos e bata por cerca de 30 segundos ou bata até formar uma massa razoavelmente fina. Adicione então a manteiga e o fermento e bata um pouco mais para incorporar e formar uma mistura bem homogênea com pontinhos alaranjados. Transfira a massa para uma forma redonda furada no meio (use a forma que preferir) untada com manteiga e salpicada com fubá. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 45 minutos ou até que um palito saia seco.

Sirva com caldas diversas e acompanhado de iogurte.


Comentários

Abelha Maia disse…
Parabéns, este bolo têm um aspecto excelente, e ficou bonito.
bj
Claudia disse…
Abelinha,

E você não imagina a delícia que ficou, uma textura cremosa perfeita. Vale a pena experimentar! E a cor é lindíssima, um amarelo fantástico e totalmente natural...

Bj,


C.
Cláudia Marques disse…
Claudia, mais uma novidade para mim: cozer a laranja antes de usá-la num bolo. Eu já cozi maçãs, pêras ou marmelos, mas laranjas? SÓ AQUI MESMO PARA EU APRENDER UMA DESSAS! :)

Está com um aspecto fabuloso, fiquei com vontade de uma fatia...

bjs
Claudia disse…
Cláudia,

As laranjas cozidas inteiras ficam suaves e pode-se aproveitar toda a carne da fruta, além da casca é claro. A mistura com o fubá combina perfeitamente com as laranjas, fica leve e fresco apesar da textura densa, fica quase tão bom quanto aquele feito com coco fresco.

Bj,

C.
® disse…
Oi cumadi querida,
Vim te vê! =]...andei mêidíimolho, mas estou bem, claro, pelas visitas na roça, né?! =}
Clau, nunca tinha visto nada igual...e olha q bolo de fubá reina em Minas (depois do pãozindiquêjj)..
Eu imaginaria sem ver as fotos um bolo pesado... mas a carinha pelas fotos deu a entender um bolo macio, apetitoso e lindo!! Com essa cor de verão, né?! E esse iogurte deu um toque... Isso só deve fazer bem...laranja, o próprio fubá...e o iogurte para acompanhar...
Não sei o preço das laranjas orgânicas, mas penso q tudo fica muito em conta...ou seja, pode ser consumido sempre... prá sair do tradicional e da farinha...
Fia, entendi bem...a laranja é com casca mesmo, né? Só lavadinha p ferver...:]
Sua forma é uma graça...cheia de ondinhas...
Gostei demais de prosiá comcê... e eu q só te serví cumidinha de roça essdias, né cumadi?! Faltou um docidilêiti de corte...
Um bejim bem grande e espero que o seu final de semana seja cheio de muitas alegrias!
Claudia Lima disse…
Claudia ficou realmente muito apetitoso.
Eu adoro Bolo de Fubá com Laranja. Considero um casamento mais que perfeito.
A cor ficou linda!
Bjs :)
Claudia disse…
Vinni,

Que ótimo papear com você. Teu blog está tão gostoso, sempre que posso dou uma passada e me dá saudade de casa. Você tá com a mesa sempre posta e com aquele clima delicioso de casa de mãe. Esse bolo de fubá totalmente combina com aquele teu fubá com molho de carne, né?


Clauzinha,

Seja bem vinda! Já vi as fotos das tuas férias no sul e sei que você se divertiu bastante revendo a família.

Bolo de fuba com laranja é mesmo uma delícia e a além do lindo amarelo tão intenso este bolo fica com uma textura fantástica.


Beijos para vocês,

Cláudia
angela disse…
amei a cor deste bolo. bjs
Claudia disse…
Angela, e é totalmente natural, o que eu chamo de amarelo laranja!

Bj,

C.
Cláudia,
Há anos que oiço falar de bolo de fubá mas nunca fiz, agora ao ver esse teu bolo de fubá com laranja deu uma enorme vontade de experimentar. Eu costumo fazer um bolo que leva a laranja inteira mas não cozida e gostamos muito. Com ela cozida deve ficar ainda melhor. Gostei!
Beijo
Manuela
moranguita disse…
bem esat um bolo lindissimo
essas das laranjas cozidas e nova mas gostei do resultado final por isso deixa as laranjas começarem a ficar boas la em casa que ja experimento
beijinhos
Belocas disse…
Fiquei impressionada com este bolo e com o cozer das laranjas.
Nunca cozinhei laranjas para colocar nos bolos...outras frutas, sim.
Não conhecia este espaço tão interessante. Também gostei de saber um pouco de você e o que faz.
É muito importante o trabalho de investigação na área da alimentação saudável e da produção agricula.
Um grande abraço e continuação de sucesso.
Vou ficar na sua cozinha e fazer uma "investigações", rsrsrs...por aqui

http://iguariascaseiras.blogspot.com/
http://iguariaspragulosos.blogspot.com/
Anônimo disse…
Oi Claudia,
Parabéns pelo blog. É lindo, lindo. Estou tentando fazer o bolo de fubá com laranja, mas o meu ficou com a massa bem densa, nada líquida.
O que será que fiz errado? ele ainda está no forno...vamos ver quando sair...
abraços
Helena
Claudia disse…
Helena,

Ficou grosso? Talvez teus ovos não fossem tão grandes e talvez tuas laranjas estivessem com menos suco ou tão não fossem tão grandes. O líquido vem dos ovos e das laranjas e não imagino outro motivo para ter ficado grosso. Mas se ficou uma massa mais grossa vai cozinhar mais rápido e certamente não vai dar nada errado.

Boa sorte,

Claudia
Denise disse…
Olá! Nossa a textura do bolo ficou muito linda mesmo!
Pretendo fazê-lo, mas primeiramente gostaria se saber se o bolo fica com um gostinho meio amargo pelo fato de a casca da laranja ir junto. Tenho muita aversão a isso. Haha
Muito obrigada e parabéns pelo blog maravilhoso!
Claudia disse…
Denise,

O bolo fica ótimo, mas fica com um sabor bem forte de laranja, mas nada intragável. Fica perfeito se servido com um pouco de creme de chantilly, de iorgurte ou até creme de confeiteiro...

Bj,

Claudia
Anônimo disse…
Este bolo é maravilhoso, fiz para minha cunhada que não pode comer gluten. Parabéns mesmo!!! ficou lindo, maravilhoso e saboroso! bjs!!!
Viena Machado disse…
Não gostaria de ficar anônima. Eu Viena Machado, fiz o Bolo de Laranja sem gluten para minha cunhada, ficou lindo, maravilhoso e saboroso! Amei! bjs!Parabéns!
Chantal disse…
Ola claudia! Posso colocar oleo no lugar da manteiga visto q sou lactointolerante? Nao vejo a hora de preparar esse bolo!!!
Claudia disse…
Chantal,

eu acho que o melhor substituto para a manteiga neste bolo é o óleo de coco ou a manteiga de coco. Mas se você preferir use azeite de oliva ou algum óleo neutro orgânico...

Bjs,

Claudia
Késsia Adm disse…
estou preparando as laranjas, mas como faço para converter o peso por medida, não tenho uma balança...
bjs
Sachet d'Epices disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sachet d'Epices disse…
... estimada Claudia, boas tardes e bons ares.
... eu combino a laranja em várias preparações, entre doces (bolos ou sobremesas) e salgados, e a combinação que mais me aproxima da laranja é uma salda de bacalhau com laranja e queijo gruyére, que uma vez criei esta receita em função do melhor ponto da laranja no inverno. Como tenho uma árvore de laranja de umbigo no pátio de casa, foi apenas um passo para desenvolver esta receita.
.. saudações
.. guidø lunardini
.. www.chefguidolunardini.blogspot.com
Unknown disse…
Fiz, ficou leve porém um pouco amargo

Postagens mais visitadas