Fevereiro, o lado B de uma viagem de carro...



Outro dia eu escrevi que a viagem a Oslo foi maravilhosa, e foi. Mas uma viagem só acaba, quando acaba. E então voltamos de Oslo ontem, de carro, dirigimos felizes os cerca de 500km entre uma cidade e a outra. Eu adoro guiar, Per também. Falamos, comemos e ouvimos muita música. As crianças estavam impossíveis, riram e gritaram o tempo todo. Mas a temperatura fora do carro estava ainda mais impossível. Um frio assassino baixou neste centro-sul norueguês com a entrada do mês de fevereiro justificando o meu desejo incontrolável de fazer malas e desaparecer daqui durante os meses de fevereiro.

As fotos abaixo, do painel do carro, exibem a verdade nua e crua. As temperaturas mais baixas do ano demonstram porque fevereiro é o pior mês para viver aqui. O frio era tanto que nos impedia de desejar parar na estrada para um café quente ou uma passadinha no banheiro. Olha que são cerca de oito horas de viagem que, invariavelmente, demandam umas três ou quatro paradinhas na estrada. Mas com o clima ruim que baixou evitamos parar e a viagem andou mais rápido.



Com temperatura média entre -27C e -28C, chegou a -30C, até o carro fazia barulhos estranhos reclamando do frio. Os vidros congelaram por dentro, e por fora, e a sensação de pavor foi inevitável. Já conduzimos muito inverno a fora, faz parte, mas ficamos muito surpresos com o frio intenso dos ultimos dias. Ninguém seria capaz imaginar a quantidade de cobertores de lã que levamos no carro apesar do aquecedor no máximo, assentos também aquecidos e todos impecavelmente vestidos. Quando paramos, numa cidadezinha um pouco antes de Oppdal, a temperatura era impensavelmente baixa para a região: -27C. Deixamos o carro ligado enquanto comemos e tomamos café e chocolate... E me perguntem por que será que o clima está aquecendo?



Mas este ano eu vou fugir daqui. Estou com as malas prontas e no final de semana eu parto em direção ao Rio. Vou fazer como os pássaros e zarpar rumo ao sul e fazer deste mês de fevereiro o melhor mês do ano! Só volto para Trondheim em março! Ainda que, simbolicamente, existe uma diferença grande entre fevereiro e março por aqui.

Comentários

Ju disse…
brrrrrrrrrrrrrrrrr....que frio!!!!

Boa viagem para o Rio!

bjs
Isabel disse…
Não consigo sequer imaginar o que são -28º! O mais frio que senti foi 0º e foi terrível.
Que felicidade poder sair desse frio horrível e poder ir para o seu Rio, não? Espero que a viagem corra super bem e que você seja muito feliz neste Fevereiro.
Bjs
Gina disse…
Em Curitiba, a temperatura mais baixa que peguei foi -3°, que já bem ruim para um país como o Brasil. Mas esse frio daí é uma coisa de louco. Imagino como foi pra você se adaptar a ele sendo brasileira.
Estou querendo ir ao Rio em março. Bem que podia coincidir o mesmo período...
Boa viagem!
Claudia disse…
Ju,

Você não imagina o que está isto aqui! E obrigada.

Isabel,

Obrigada, não vejo a hora de chegar em casa (casa da minha mãe) e dar uma relaxada. Ando super necessitada. E o negócio do frio é assim, até -15C, se você estiver com as roupas certas dá para viver e até sair por um tempinho. Acima disso fica difícil de respirar e qualquer falha na vestimenta fragiliza a pessoa. Uma meia molhada ou um sapato molhado podem ser uma tragédia. Esquecer o gorro ou as luvas o fim dos tempos. Coisa de parar e pedir ajuda na casa das pessoas, sabe como é? Por isso um número tão pequeno de pessoas viver por essas regiões. É duro de viver!

Gina,

Antes e durante o carnaval eu estarei no Rio, mas entre os dias 18 e 23 de Fevereiro eu estarei em SP. E no dia primeiro de março eu volto para a Noruega. Viagem corrida não?

Beijos,

C.
Verena disse…
Claudia, que delícia a antecipação de uma viagem para casa, não? Tenho certeza de que todos os segundos aqui serão muito aproveitados! Vem sozinha ou com a família?
Menina, esse frio nem sei o que é...Já peguei -4ºC em São Joaquim, SC...mas não consigo nem imaginar que loucura deve ser!!!
Espero que seja maravilhosa sua viagem e que aproveite muito!!!
Beijinhos!
Juh Girardi disse…
Olha, apesar do frio, antes de conhecer seu blog, eu nunca tinha tido vontade de conhecer a Noruega (ali'as, nem lembrava q existia..), mas hoje em dia, lendo seus posts, vendo as fotos, eh um lugar q espero muuito conhecer um dia!

Ahh.. eu consegui comprar mirtilos aqui na minha cidade, e gostaria d ajuda para resolver qual receita fazer com eles! =) Me da sua opiniao?? Qual a mais gostosa?? =))

Beijos
Juh
Claudia Lima disse…
Em Utah, onde morei anteriormente, faz muito frio e neva no inverno, mas não acredito que tenha pego -30ºC. De fato, é super baixo.
Aproveite a trégua! Boa viagem!
BJs :)
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas