Salada de manga e uns rolinhos de pizza



O dia foi lindo, um domingo de sol que prometia. Mas o que era para ter sido um sucesso total, com peça na escola, cocktail, mas foi abalado pelo vento frio que soprou e está derrubando a família quase toda com febre e resfriados. Mas antes do vento rolou almoço no jardim, churrasquinhos e outras delicinhas mais. Os rolinhos de pizza foram feitos para a festa da escola e o sucesso foi garantido. E acompanhando o churrasco do almoço uma salada de manga feita mais para salvar uma manga que parecia sem futuro. Explico. A manga estava linda mas ainda não estava madura, mas não podia deixar a manga amadurecer pois uma mancha escura começou a crescer em um dos lados. Fui forçada a abrir a manga para salvá-la do jeito que fosse. Com manga verde só gosto mesmo de uma salada, e foi o que eu fiz. Ficou boa, mas a manga podia estar um pouco mais doce e macia.



Esta salada de manga é muito simples e ultra saborosa e combina super bem com espetinhos de carne. É uma especialidade da minha querida amiga Olinda. Ela sempre fazia esta salada na casa dela e diversas vezes comemos juntas. Olinda foi minha vizinha na Granja Viana, em São Paulo, quando eu morava na tal casa dos abacateiros e desde então viramos melhores amigas. Além desta salada de manga, aprendi com minha amiga uma série de pequenos truques da cozinha japonesa. Olinda é nissei e a cozinha japonesa era seu "arroz com feijão". Sempre tentei reproduzir as saladas de manga da minha amiga mas não sei se consigo já que na minha memória as saladas dela são bem melhores do que as minhas.



Salada de manga

Uma manga rosa grande picada em pedaços pequenos (aproximadamente 2 xícaras)
300 ml de iogurte natural (use desnatado se preferir)
ramos de hortelã fresca picada
suco de um limão (usei o siciliano, mas use o Taiti se preferir)
duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto

Como

Num pote de salada misture o iogurte, o suco de limão, a hortelã picada, o azeito, o sal e a pimenta e misture bem para incorporar e formar um molho meio líquido. Adicione
os pedaços da manga e mexa bem para incorporar. Leve para gelar por pelo menos uma hora. Sirva fria.

Serve 4 pessoas



Rolinhos de pizza


Massa:
500 ml de leite (usei desnatado)
1/2 xícara de óleo (use o óleo que preferir)
1/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
10g de fermento seco
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó


Recheio
300 gramas de queijo ralado da sua preferência (usei Jarlsberg)
1/2 xícara de molho de tomate caseiro
150 gramas de presunto picado
Oregano a gosto



Como:

Numa panela esquente o leite, o óleo, o acúcar e o sal sem deixar ferver. Deixe a mistura amornar e quando estiver morno (aproximadamente 40C) adicione o fermento seco e depois adicione quatro xícaras de farinha de trigo e mexa com uma colher de pau até incorporar. Deixe a massa descansar coberta por um hora. Depois de uma hora adicione meia xícara de farinha, sal e o fermento em pó. Mexa para incorporar.

Abra a massa sobre uma superfície esfarinhada até formar um retangulo de aproximadamente 20 X 50 cm. Espalhe o molho de tomate, salpique uma camada de queijo por cima do molho, uma de presunto e finalize com o oregano. Enrole a massa sobre a parte menor do retângulo até formar um rocambole de massa. Feche bem as pontas, até que grudem,. Corte fatias do rocambole de massa com aproximadamente 2 cm de largura. Coloque as fatias cortadas em um tabuleiro grande retangular ou redonda. Deixe crescer por mais 20 ou 30 minutos. Asse a 200C por 15 minutos ou até que estejam bem dourados.

Rende 48 rolinhos

Comentários

Unknown disse…
Ótima idéia para aproveitar uma manga verdosa. Vou testar fazer com outras frutas.


Muitos beijos e ótima semana
Beatriz Belliard disse…
Esta salada de manga esta me convidando ! Que fotos lindas ! Aqui tb esta começando as festas de escola, semana que vem tem kermesse ! bjocas
Luciana disse…
Essa salada de manga deve ser uma delícia, e foi a primeira vez que vejo uma manga "norueguesa" descascada e cortadinha, mesmo que em foto. Sempre vejo no supermercado mas nunca arrisquei comprar achando que não eram boas. A ideia da salada está muito boa, amei.
Adoro manga verde com sal.
Beijo
Sarah disse…
Claudia, que linda essa salada de manga. Deve ficar mto gostosa!

Adorei os bolinhos, quero testar qq dia desses!
Bjos
Isabel disse…
O tempo aqui também piorou muito, nem parece que estamos em Junho. Está a chover e os meus planos de praia para os feriados 10/11 e para o fim-de-semana foram por água abaixo.
Adorei suas ideias para a festa, tanto a salada como os rolinhos.
No almoço de domingo em família fiz os suflês de goiabada e foi um sucesso. Eles desceram, mas estavam deliciosos!
Bjs
Mari disse…
Claudinha, adorei a idéia da salada de manga.. E o bom de fazer com apenas uma fruta, é que a porção é pequena (conheço minha freguesia... só eu vou comer....rs)... os rolinhos então, como ficaram lindos!!! Certamente serão sucesso mais que garantido aqui em casa tbm... =D
Bjo grande,

Mari
moranguita disse…
bem a sua slada de manga esta fabulosa que boa par estes dias quentes que nunca mais chegam aqui.

os rolinhos de pizza serao um sucesso na festinha de anos do mu sobrinho.
beijinhos
Glau disse…
Clauzinha,
que graça a foto da Estela.. uma verdadeira ursinha! e ela está super feliz, né?

putz, gostei desta salada! e os rolinhos de pizza ficaram com cara de comprados, de tão lindos! Tô achando que vc vai comprar na padoca e fala que são seus.. hahaha brincadeira lindona! vc é mestra na cozinha!

Bjao

Ps. 4a.feira to indo pra SP! oba!
Unknown disse…
Ai q gostoso tudo isso! A Tete ta uma fofa!Saudades Fer
Olá Cláudia!

Que pena esse vento frio, agora percebo o porquê da sua filha estar doente (estou a ler da "frente" para "trás")...o tempo está completamente louco! A minha mãe contou-me que no Porto estiveram uns dias de trinta e tal graus e ontem já estava chuva e um frio horrível... Aqui em Palma temos mesmo muita sorte!

O almoço deve ter sido uma delícia com o churrasco, a salada de manga e esses rolinhos de pizza! :)
Que sorte!

beijos!
Verena disse…
Que menu delicioso de domingo!!! Adorei tudo e vou anotar já!
Esses rolinhos parecem uma loucura de bons!
Beijos!
Susana Gomes disse…
Com esses rolinhos e essa salda tão tentadora, só mesmo um vento doido para levar o sol embora!

Ainda bem que deu para aproveitar um pouco. :) :)

Postagens mais visitadas