Praia, calor e um muesli do meu jeito



Hoje foi o dia mais fantástico do ano. O dia que a gente esperava desde que junho começou. Além do calor maravilhoso, deve ter feito uns 30C durante o dia mas o termômetro do meu carro marcava 29C as 18:00 quando saímos da praia, foi um dia de muito sol. Um dia de 30C aqui é coisa rara e quando faz calor esquenta bem pois aqui é ultra seco, e calor seco é bem mais sufocante na minha opinião. O dia também foi de banhos de mar já que a temperatura da água no fiorde de Trondheim ajudou. De acordo com Per a temperatura da água era cerca de mais de 20C, o que para água de um fiorde gelado como este é uma maravilha. Acho que a água estava mais quente do que o mar do Rio de Janeiro durante o verão. Se pensar que até poucos meses atrás este fiorde estava cheio de gelo, do gelo que desce quando os rios que desaguam no fiorde descongelam.



Depois da praia fizemos um churrasco simples mas delicioso. Eu tinha deixado umas coxas e sobrecoxas de frango marinando e quando chegamos foi só acender o fogo. Pensei que ia dar para fazer umas fotos pois o dia estava lindo e ficamos lá fora direto mas foi simplesmente impossível. Primeiro estava uma fumaceira danada na churrasqueira e depois a fome simplesmente não permitiu que eu fotografasse o frango que foi devidamente atacado. Para acompanhar o frango, saladinha, arroz de cenoura (que é um clássico aqui em casa) e o brasileiríssimo molho a campanha com muito tomate, típico de qualquer churrasco brasileiro. Fico devendo as fotos. Tudo que consegui foi fotografar o vaso de peonies que decorou a mesa do jardim. Sim, eu cortei duas peonies e coloquei no vaso. Sempre faço isso, elas ficam lindas demais dentro de casa.



Se não rolou nenhuma fotinha do churrasco, eu apresento algumas do muesli que eu fiz ontem. Eu adoro muesli e granola, mas sou meio difícil pois não gosto de granolas prontas, nem daquelas com muitas sementes diferentes juntas, nem daquelas outras com pedaços grandes demais de nozes em geral. Além disso gosto mais para muesli pois os eles são tradicionalmente mais simples, levam apenas aveia, castanhas e frutas secas. Eu gosto de muesli com aveia, gergelim branco, amendoas moídas, castanha do pará moída, bastante mel e muitas passas. As amêndoas que eu usei dessa vez são as sobras da farinha de amêndoas, aquela parte pedaçuda da farinha que não passa pela peneira. Meu processador não tritura tudo de jeito nenhum e eu vou guardando a parte mais pedaçuda da farinha para fazer muesli. Além disso eu adiciono coco ralado seco e sem açúcar. Fica tudo de bom e totalmente personalizado... Na foto muesli servido com iogurte e melão galia.



Muesli do meu jeito

250 gramas de grãos de aveias
250 gramas de farelo de aveia (aquela aveia fina para mingau)
100 gramas de gergelim branco
125 gramas de amendoas moídas (usei sobras de farinha de amendoas que não passam pela peneira)
50 gramas de coco ralado desidratado sem açúcar
Uva passa a gosto
75 ml de mel (usei mel de acácias)
50 ml de óleo de girassol
1 colher de chá de canela moída



Como:

Num pote grande misture os grãos de aveia, o farelo de aveia, o gergelim, as amendoas, o coco e a canela. Num outro pote misture mel e o óleo com um fouet até incorporar totalmente o óleo ao mel. Regue a mistura de grãos com a mistura de mel e, usando as mãos, misture bem até que a mistura de grãos forme uma farofa homogênea. Transfira a mistura para uma forma forrada com papel manteiga e asse até dourar, por cerca de 25 a 30 minutos. A cada 10 minutos retire do forno e mexa a mistura com uma colher de pau. Quando a granola estiver toda dourada por igual, e seca, retire do forno e sem deixar esfriar adicione as passas. Depois de fria distribua a mistura em potes ou vidros. Rende aproximadamente 800 gramas de muesli.



Nas fotos a prainha do nosso bairro, um recantinho delicioso que fica cheio de barquinhos e de crianças durante o verão. Nossa praia fica numa das baías dentro do Trodnheim fjord.

Comentários

Claudia Lima disse…
Eu sou alucinada por granola caseira e tenho uma receita muito parecida.
Eu só não faço toda hora, pq me descontrolo e como tudo!!
Tb me nego a comprar destas prontas. A diferença é muito radical.
Aqui o calor está abrasador, mas chove todas as tardes para compensar.
Bjs :)
Que delícia deve ter sido o dia de vocês...desejo que vocês aproveitem bem o verão por aí! E toda vez que passo pelo seu blog, acabo ficando com fome de doce, com tantas coisas gostosas, simples ou sofisticadas...todas me agradam.
Beijinhos
Nina disse…
Que linda sua praia!

Sabe que desde criança a viagem dos meus sonhos é conhecer o verão escandinavo?

Um dia ainda realizo!

beijo!
Gina disse…
Outro dia, passeando pelo quarteirão de casa, encontrei acácia mimosa na pracinha e não resisti em tirar um galho, que está há 2 semanas enfeitando um vaso. O contraste de texturas entre folhas, flores é algo incrível! Sabe quando você compra flores e tem que colocar "mosquitinho" ou galhos de tuia para fazer uma composição? Com o acácia você tem tudo num só galho. Você conhece?
Nunca fiz granola, mas tenho vontade de fazer.
Aproveite bem o verão!
Bjs.
Claudia disse…
Clauzinha,

Eu vi tua postagem sobre granola e morri de rir quando você falou que se descontrola com a granola. Sabe que eu também, eu como tanto que me enjôo por um tempo. As granolas prontas são umas porcarias e são tão fáceis de fazer em casa, não é mesmo? Espero que o calor por aqui continue um pouco mais, costuma não durar muito, sabe? Bj.

Lucia,

O dias de verão não duram muito e quando o calor chega a gente fica que nem loucos, para lá e para cá. Ontem nem dormi direito. Era quatro da manhã e ainda estávamos acordados batendo papo lá fora. E o dia raiando. Bj.

Nina,

que bom ler teus comentários. Sabe que é uma beleza o verão aqui, os dias sem fim e uma luz única. Espero que você possa realizar teu sonho e venha nos visitar (risos) em Trondheim. Bj.

Gina,

Se você gosta de granola faça em casa, ela saí do seu jeito e ficam tão boas, mas tão boas que viciam. Uma vez que você fez você não vai querer saber de comprar.

E sabe que eu também adoro colocar galhos em vasos, acho uma beleza. E aqui tem umas árvores super perfumadas. Bj,

Claudia
Isabel disse…
Que maravilha, o calor chegou aí! E praia pertinho de casa é um luxo, é o meu sonho de consumo!!! É engraçado mesmo como o tempo muda por aí, ainda no outro dia estava tudo cheio de neve, né? Espero que vocês aproveitem ao máximo.

Essa granola (palavra nova para mim, aqui não usamos)é uma maravilha! Eu gosto de iogurte com cereais, mas assim feito em casa, podendo colocar os ingredientes que a gente quer é muito melhor. Eu estou a ficar louca por coisas naturais, feitas em casa, sem corantes, nem conservantes que envenenam o nosso corpo.
Vou experimentar fazer uma "granola" para comer com os meus iogurtes.
Bjs
Helena disse…
Claudia
Adorava ir aí aos fiordes,deve dar umas fotos optimas!
Bj
Helena disse…
Esqueci a granola,nunca fiz em casa mas já copiei a tua receita,ando para fazer há uns tempos...
Verena disse…
Claudia, o post está delicioso, assim como as fotos! O cantinho de praia deve ser tão gostoso!
Adorei as fotos e as Peonias estão lindonas! As frutinhas são Groselhas? Lembro que na Alemanha minha mãe fazia suco com elas frescas!
A granola personalizada também faz minha cabeça...!
Um beijo grande!
Cláudia Marques disse…
30 graus na Noruega????? que luxo!

aqui estão 24!! é incrível mesmo, não é?

Para mim 30 já é demais :) eu gosto de mais fresquinho, máximo 27...

aproveitem bem!

bjs
Susana Gomes disse…
Claudia, estas fotos estão um verdadeiro encanto!
Disfrutar de uma paisagem assim é um privilégio. :)

Beijos e bom Verão!!

Postagens mais visitadas