Cesta básica de uma retirante...



Estou com visita em casa, um amigo querido veio com a mala recheada de presentes. Entre livros, filmes, CD's e montes de presentes para as crianças uma cesta básica cheia de delícias. Eu não resisti e fiz umas fotos das delícias brasileiras. Coisinhas bem simples mas obrigatórias na cesta básica de uma retirante como eu.

Sempre gostei do termo retirante em grande parte em função do imenso respeito que eu tenho pelos retirantes espalhados em todo o Brasil. Além de coisas básicas para qualquer brasileiro, tipo café, os itens que compõem a minha cesta básica são totalmente ligados ao meu gosto pessoal. Coisinhas que eu amo e sinto muita falta e os amigos sabem escolher. Em detalhes:


Clique na imagem para ampliar as fotos da montagem....


Goiabada cascão da boa...



Doce de banana (bananada ou mariola) com côco...



O melhor doce de banana do mundo, bananinha Paraibuna sem açúcar, sem conservantes, pura banana. Eu amo, amo e amo...



Um close do doce de banana sem açúcar que eu amo de paixão. Quando eu morava em São Paulo eu comprava a caixa com 50 e eles entregavam em casa (acho que pelo menos duas caixas).



Um maguarizinho básico, de maracujá azedo porque eu não aguento mais maracujá doce...



Doce de leite aviação que eu amo. Já mencionei uma vez que não gosto muito de doce de leite de leite condensado cozido. Numa emergência eu apelo, mas eu gosto mesmo é de doce de leite normal, de tacho.


Passei a aceitar feijão preto pois o feijão preto que vende por aqui é uma droga. Fica com uma cara razoável mas o gosto é esquisito e eu não posso viver sem um feijão, item básico para garantir a minha saúde física e mental.



Claro, farinha de mandioca...



E ainda ganhei uma saco cheio de sementes de umburana de cheiro. O perfume das sementes inundou a cozinha e se sente a distância. Uma maravilha. Vou voltar para falar das umburanas qualquer dia desses...

Meu pai saiu da CTI mas ainda está no hospital. Está se recuperando bem e eu posso relaxar. Em breve ele vai se liberado para ir se recuperar em casa. E eu continuo por aqui, me enchendo de bananada para reenergizar e curtindo o por do sol tardio. Nesse momento nada no mundo poderia me dar mais prazer.

Comentários

Gina disse…
Cláudia, fico imaginando sua alegria ao receber um presentão desses. Lembro-me de quando minha irmã morou no exterior e meu pai lhe enviava uma caixa de produtos brasileiros.
Também prefiro mil vezes o doce de leite mineiro, em vez do que é feito com leite condensado, mas tento comer bem pouco.
Compro direto a bananinha sem açúcar. Da última vez, comprei uma caixa com 40, deliciosa!
Curta bastante seus presentinhos.
Bjs.
Claudia Lima disse…
Claudia aqui por sorte encontro estes produtos no mercado brasileiro.
Só não conhecó esta última fruta aromática.
O café eu já me acostumei com o colombiano e se tomo o brasileiro acho com sabor estranho, como se tivesse cevada no meio.
Uma amiga me deu uma vez e eu tive que passar adiante.
Mas ai deve ser bem mais díficil de achar coisas brasileiras eu suponho. A lembrança dos amigos sempre é bem-vinda.
Espero que seu pai se recupere o mais prontamente possível.
Bjs :)
Nana disse…
Claudia, imagino a sua carinha de felicidade, deve ter ficado que nem criança com tudo isso hehehe
Espero que seu papai esteja melhor, estarei rezando aqui.
Bjss
Mari disse…
Claudinha querida, mas que delícia de presentes você ganhou!!! Eu imagino a falta que você sente da velha e boa comidinha brasileira... se em contrapartida há produtos deliciosos e diferentes no estrangeiro, há outros, insubstituíveis, que só encontramos pelas bandas de cá!! Tenho certeza de que vc fará delícias com eles!! =D
Amiga, fico felicíssima por saber que seu papai está melhor. O meu operou o coração em 2004 (estava com a coronária 98% entupida, e botou algumas pontes), e eu me lembro o quanto fiquei aflita. Graças a Deus hoje ele está ótimo, assim como o seu estará muito em breve... estou orando por ele!!
Não deixe de nos dar notícias.. :)
Beijo grande,

Mari
kesia disse…
claudia , acho que virei sua fã , fico a espera das suas novidades e acho incrivel a forma simples como voce ver a vida e vira uma festa coisas tao simples para mim feijao, goiabada só faltou castanha rsrsrs,
ontem voce foi uam presença na minha cozinha fix os enrolados de canela e biscoito , ficaram muito bom para uma aprendiz , agradeço a voce .Melhoras para seu pai
abs

Kesia
Luciana disse…
Claudia, que maravilha de presente esse que você recebeu.
Também sou doidinha por doce de leite, o legítimo mesmo, de tacho.
Melhoras pro seu pai.
Beijo
Isabel disse…
Claudia, querida, primeiro de tudo as melhoras para o teu pai. A saúde das "nossas pessoas" mexe connosco,né? Tudo de bom para ele.

E essa cesta de retirante, imagino a felicidade que ela lhe trouxe! Goze bem essa cesta e seja muito feliz por estes dias.
Bjs
Cláudia,
Quanta coisa boa nessa cesta, a maioria não conheço, mas acredito que devem ser pequenas delícias. O meu pai adora goiabada e eu também a acompanhar um queijinho seco :)
As melhoras do seu pai, que corra tudo bem é o que desejo.
Beijinho
Moira
Eli disse…
A cesta está mesmo perfeita, quanta coisa boa!!


www.saboresdalica.blogspot.com
Cláudia Marques disse…
Cláudia, já aprendi mais uma palavra: retirante. Achei muito interessante a explicação, não conhecia esse termo - ainda bem que não virou cangaceira :)

Tb fiquei a imaginar a sua felicidade com esses super presentes! Esse doces de banana tb me deixaram com água na boca...

Desejo rápida recuperação do seu pai.
Beijos
Olá Cláudia!

Que sorte essa cesta de coisas boas!!...imagino a sua alegria ao poder receber tantos sabores brasileiros! :)
Há coisas insubstituíveis e que marcam a nossa origem de uma forma única e especial... Fico contente pela sua alegria!

Espero que o seu pai fique bom rapidamente! :)

Beijos!
Cláudia,
Achei incrível saber que sua cesta de retirante tem vários itens que, com certeza, fariam parte da minha se eu vivesse fora do Brasil.
O café tem a marca do que uso (Pilão), assim como a bananada, o suco de maracujá etc.
Essa bananada sem açúcar é fantástica. Também compro bastante.
Quanto ao problema do seu pai, só agora fiquei sabendo. Que bom que ele está se recuperando bem. Espero que logo volte para casa.
Beijos
Edilia disse…
Linda oferta que seu pai enviou. A amburana eu conheço desde criança,meu pai colocava na pinga e deixava no escuro por vários dias.
a pinga ficava dourada, muito perfumada e adocicada.
Edilia
Cláudia Marques disse…
Cláudinha

qdo fizer a moamba - não aquela que significa contrabando..., mas a de galinha, veja se nos mostra. É por causa da luz que não pode mostrar os jantarinhos?
Eu acabei por não pôr a receita, pq tenho andado sem tempo, era + uma brincadeira, tipo adivinha, pq tb não é um prato mto comum aqui, como vc disse, é originário de Angola. Boa sorte para a sua moamba.
Bjs
Susana Gomes disse…
Já vi acima que o seu pai melhorou, portante me limitarei a dizer: que cesta nada básica!!
Só delícias. :)
Glau disse…
presentão..
sou doida por estas bananinhas, mas eu fico com aquelas que vem com açúcar e vc com as sem açúcar.. sem brigas! :)

putz, que bom que seu pai melhorou!
bjos minha querida

Postagens mais visitadas