O inverno e o doce: mousse de doce de leite



Eu detesto a idéia deste meu bloguinho ser baixo astral, ou melancólico, apesar do nome ser meio baixo astral e melancólico pelo simples fato de incluir a palavra 'saudade' no título. Apesar da 'saudade', apesar das postagens melancólicas, eu quero é folia. No entanto, em dias como esses de fevereiro, quando a situação fica delicada, insuportável, me dá vontade de parar de respirar.

É que o inverno aqui neste velho continente está feio, muito feio. Em todo canto o inverno está castigando famílias e minando entuasiasmos. Em dias de inverno o pijama é o meu melhor amigo, eu quero dormir para não chorar. Claro que a proximidade do Carnaval, a ilusão do carnaval e a distância do Rio me deixam assim, mais abalada, mas o inverno, que começou em novembro por aqui, está a toda lá fora e ainda vai durar mais dois meses para a coisa mudar. Mas eu não aguento mais frio, mas tem mais, ainda tem a parte estética. A coisa branca é exaustiva e eu já não aguento mais o lay-out natalino de pinheiros cobertos de neve, vestir ceroulas, gorros, cachecóis e luvas o tempo todo.


(As crianças fazendo mais um igloo no quintal)


Neste mês difícil de encarar, fevereiro, me inspirei numa mama muito especial, que como eu mantém uma relação muito complicada com o mes de fevereiro e resolvi criar alguns 'mandamentos para fevereiro', são algumas diretrizes baseadas em coisas importantes para mim e que devem ser lembradas por mim nos momentos de maior dificuldade. O manifesto de inverno da Amanda me influenciou bastante, mas procurei seguir uma trilha mais pessoal.




Meus Mandamentos para Fevereiro


1. Viver bem, onde quer que seja, depende só de mim e da minha capacidade de criar alternativas;

2. Se a temperatura lá fora não me convida para passear eu vou passear dentro de casa e vou fazer dentro de casa alguma coisa de que eu gosto muito só para me alegrar;

3. Se ainda não há calor, há fogo e a lareira há de me aquecer todos os dias de fevereiro, assim como aqueceu novembro, dezembro, janeiro e vai aquecer em março;

4. Vou ficar em casa o máximo que eu puder, de bobeira e sem culpa. Se até os ursos hibernam, por que é que eu vou sentir culpa de 'hibernar'?

5. Dias muito frios são ótimos para relaxar o corpo e botar a mente para trabalhar. Vou estruturar meus projetos pessoais e planejar o meu futuro profissional um pouco mais;

6. Em fevereiro os dias voltam a ficar mais claros por isso eu vou aprender a aproveitar a luz que começa a entrar pelas minhas janelas;

7. Parar de me preocupar e falar da temperatura como quem não tem nada mais importante para fazer;

8. Acompanhar, sempre que possível, ainda que de longe, as crianças patinando no gelo e esquiando na neve;

9. Planejar as atividades de primavera e verão para não ficar perdida na hora que a coisa toda mudar;

10. Nunca esquecer as crianças preferem os dias de inverno aos de verão e que deve haver alguma sabedoria nisto tudo...



Para alegrar meu coração, mais doce de leite. A primeira leva acabou rapidinho mas a vontade de comer continuou. Para matar a vontade fiz mais doce de leite, mas dessa vez eu fiz o doce de leite normal, não talhadinho como o da minha avó. Na produção aeu usei os mesmos ingredientes do doce talhadinho, mas cozinhei o doce com o fogo um ponto mais alto do que o anterior. O doce de leite talhadinho eu cozinhei no (4) de (9) temperaturas, já este segundo eu cozinhei no (5) de (9) temperaturas pois eu queria ver como o leite reagia. O resultado foi um doce muito mais escuro e bem mais molenga. Levou o mesmo tempo para atingir a textura que eu queria mas ficou muito mais escuro. Ficou parecendo um doce de leite com chocolate, mas o sabor ficou fantástico.

Doce de leite é uma sobremesa maravilhosa, dá para ser usada em um milhão de pratos mas o resultado do doce depende da panela que se usa, do tipo de leite, da quantidade de açúcar, da potência do fogão, do tipo de fogão e da quantidade de leite que está sendo cozida. Cada doce é um doce e vai resultar num produto diferente.




Como o ultimo doce de leite rendeu bem mais do que o outro (apesar das quantidades terem sido idênticas), e para que as crianças não comam muito doce de leite, resolvi fazer uma sobremesa que as crianças não gostam para acabar com o doce mais rápido. Fiz mousse de doce de leite que eu amo e é o doce mais fácil do mundo para se fazer uma vez que o leite já cozinhou cinco horas para virar doce.






Mousse de Doce de Leite

Ingredientes:

200 gramas de doce de leite
300 ml de creme de leite fresco batido em chantilly com 'picos' médios

Como:

Misturar com uma espátula ou colher de pau 1/3 do chantilly com o doce de leite até dissolver o doce. Ir adicionando o restante do creme aos poucos e ir misturando suavemente para não reduzir o volume demais. Quando a mistura tiver incorporado totalmente o creme ao doce dividir em 4 ramekins ou tacinhas e levar para gelar.

Servir com amendoins ou pistaches picadinhos e uma colherada de creme de chantilly.
Rende 4 porções.



P.S. Aquele abraço!

Comentários

Claudia Lima disse…
Nunca provei, mas deve ser delicioso!
Amo Doce de Leite.
Esta semana estou me sentindo bastante ansiosa, pois comecei meu regime. Aqui ainda está frio tb e de dieta sinto ainda mais frio...
Mas preciso me reeducar, andei abusando demais do açúcar.
Não é nada fácil: Já comecei a sonhar com comida...
Bjs e não desanime! O verão está ai na esquina!
Bjs :)
Beatriz Belliard disse…
Nao acho baixo astrasl aqui nao, quando entro ja me animo coç a musica ! Mas olha somos 2, fevereiro realmente esta sendo dificil, este em especial, aqui faz muito frio, imagino ai onde vc esta, com neve e t° baixissimas ! eu tenho impressao que vou enlouquecer as vezes, ai começo a fazer projetos, espero aue algum dara certo ! Gostei da ideia dos mandamentos, vou adotar tb ! E este doce, meu deus, acho que iria comer sem parar neste momento ! bjocas
Isabel disse…
Cláudia, adorei os mandamentos. Acho que essa é a atitude certa. Aqui o inverno é bem mais suave e a primavera já está dando alguns sinais, mas aí é necessário ter mesmo muito ânimo para não ficar triste. Os sabores que matam a saudade vão ajudar com certeza. Eu adoraria provar esse doce, dá para mandar um copinho desses para mim?!
Este blog não é nada baixo astral. Tudo é bonito aqui e os teus desabafos têm também muita esperança por isso só passam boas energias.
Tudo de bom, sua Tupi do gelo!!!
Bjs
Isabel disse…
Depois de ler teu comentário no outro post tenho que dizer: Cláudia, tem que mandar esse bode para bem longe!
Aí não tem canal por cabo Globo TV?
Este ano não tenho por que virou canal pago, mas nos outros anos eu sambava ao som das escolas de samba. Sambava muito mal, claro, mas sambava.
Um abração.
Cláudia Marques disse…
Claudinha, acho que vc está a fazer o certo para combater esse inverno: por um lado, esses docinhos maravilhosos que alegram o corpo e a alma, e por outro, os "mandamentos" com certeza tb vão ajudá-la a manter-se centrada num "foco" positivo.
Acho o seu blog lindo, só de ver essas fotos fico mais bem-disposta, e parece-me muito natural que vc desabafe e se queixe. Pode ter a certeza que se eu vivesse aí, ia queixar-me muito mais.
Beijos e mantenha-se positiva.
Anônimo disse…
Olá Cláudia,
Não sei porque associamos saudade a melancolismo, para mim saudade também pode ser bom, senão vejamos, nós só sentimos saudades daquilo que gostamos. Tudo isto para dizer que eu já tinha saudades de ler um texto teu, mesmo que tendo alguma carga melancólica. Anima-te, afinal o tempo passa tão rápido que logo virão uns raios de sol para iluminar a tua vida. Pensa em coisas boas, faz coisas que te agradem, aproveita o tempo que tens que estar em casa para fazer coisas boas, como esse creme de leite, ou para ouvir uma boa música e acima de tudo aproveita o tempo para promover pensamentos positivos.
Beijocas e um bom fim de semana
Joyce Galvão disse…
alguns reclamam do inverno dos lados dai e outros aqui, tão desejosos de estar ai... na verdade, saudades existe em qualquer lugar!

É como um mandamento, a gente pode sentir saudades, e deve! Afinal, é isso que demonstra que passamos por coisas maravilhosas, só que não vale sofrer de saudades...é uma regra!

Obrigada pela visita...

... quer coisa mais gostosa que viver e desaprender? rs Afinal, assim viver se torna algo mais emocionante!

beijos
Glau disse…
Clauzinha, minha nega, vc é cheia de vida, de possibilidades e esse frio dai congela tudo que vê pela frente e toca nós correr pra aquecer a casa, o corpo, o coração e a mente. Como diria minha mãe: já está acabando, o pior já passou! rs

Minha bezerra, nada de ficar pensando que está perdendo o carnaval, sol.. nada disso, hein? e eu prometo que não ficarei pensando no aconchego da minha casa e na minha antiga vida estruturada! Combinado?

Adorei a frase: "e para que as crianças não comam muito doce de leite, resolvi fazer uma sobremesa que as crianças não gostam para acabar com o doce mais rápido." haha ótimo!

E como diria seu amigo Bussunda: "O mundo só é bom porque é uma bola, pois se fossem duas seria um saco"

É nóis! :)
Bjão, Glau
Claudia disse…
Clauzinha (Lima), ansiedade teu nome é Claudia, não é não? Eu não aguentaria uma dieta nesse momento, ia ter um ataque do coração! Beijos,

Bia, que bom que vc gosta da música. Mas contra o frio e o desamor doce de leite é a melhor pedida. Mousse de doce de leite é um sonho, mas para aficcionadas em doce de leite, para os seres humanos normais devem ficar um pouco enjoativo. Bjs.

Isabel, amaria ver o desfiles das escolas de samba aqui, mas ia ser mais difícil viver depois disso. Eu sou uma nega de blocos, amo sair nos blocos de embalo pelas ruas do Rio, antes e depois do Carnaval. Por hora os doces ainda não destruiram a minha cintura, mas se o tempo não mudar até abril.... Beijos

Claudia, que bom que você gosta do blog. Eu as vezes acho que meu estilo caótico fica muito transparente com tantas músicas. Estou tentando achar o meu ritmo, mas ainda não me defini totalmente. Beijos.

Moira, tem isso mesmo, de acharmos saudade uma coisa melancólica. Concordo que não precisa ser triste uma saudade. Saudade pode ser apenas o indicador de que queremos mais de alguma coisa que por hora acabou, mas também é sinal de que perdemos algo e aí vem, ou não, a melancolia. Enfim, bom que você estava sentindo saudade de um texto meu. Obrigada!!! Beijos.

Joyce, sabe aquela coisa de nunca estarmos felizes com o que temos na hora que temos? Rola com todo mundo, somos humanos.
Viver e desaprender é minha máxima, preciso me refazer a cada momento para sobreviver tantas mudanças. A vida é uma loucura. Obrigada pela visita!

Glau,

Pensar, não penso mais, agora eu como. Mas aí até quando a cinturinha vai segurar a forma? Todo corpo humano tem um limite. Se eu não parar de comer na primavera vai ficar difícil segurar. E olha que você, e umas outras matildes pela aí, ainda me provocam para comprar uma máquina de sorvetes.

Sorveteira, saí desse corpo que ele não te pertence!!

Enfim, não mencionei isso, mas Brasília é bem mais cara do que São Paulo e o Rio mesmo. Essa coisa dos salários serem mais altos nem sempre compensa. Vai ter que aprender a viver em Brasília...

Mas olhe, a coisa de reduzir a quantidade de coisas a disposição das crianças é a maior realidade, deposi que elas acham o caminho da comida sozinhas não param mais de comer açúcar... Mesmo que seja tudo feito em casa preciso segurar. Pareço malvada? Uiii

E o Bussunda tem sempre razão.

Beijos,

C.
Bárbara disse…
Oi, Claudia, é a primeira vez que comento em seu blog, apesar de visita-lo quase todo dia. Sou do Rio de Janeiro e te digo primeiramente que amo o seu blog, suas receitas são 100000 e as suas fotos são maravilhosas; Também tenho um blog que se chama Aroma Doce é simples,mas é feito com muito carinho. Suas postagens, mesmo nos dias que vc diz nostalgicos, são lindas, você expressa de um jeito que nos faz viajar até aí,nunca vi a neve,que é o meu sonho,mas infelismente ainda não vi nem um floquinho sequer.Posso te dizer que fico horas olhando suas fotos, adoro ver fotos de outros lugares. Seu blog é demais de lindo. Bjinhos Bárbara e até a proxima!!

Postagens mais visitadas