Suksesstert, a Torta Sucesso Norueguesa...



Aqui a receita de uma torta norueguesa clássica, ultra popular e facílima de fazer e que leva apenas cinco ingredientes (ovos, açúcar, amêndoas, manteiga e creme de leite). Uma torta que é chamada de Suksesstert, o que significa Torta Sucesso. Eu fiz esta torta para levar para a minha sogra, no dia das mães daqui, que foi há duas semanas. Minha sogra estava internada no hospital, e fomos visitar e celebrar com ela. Mas, como não éramos muitos, não foram comidos muitos pedaços e eu trouxe o que sobrou da torta de volta para a casa. Mas não deixe o fato de terem sobrado pedaços de torta afetarem seu julgamento. Não tenha dúvida, esta é uma torta muito boa e merece ser experimentada, ainda que seja uma torta muito doce. O motivo de ter sobrado tanta torta deve-se ao fato de que nem todo mundo aqui em casa que come dela. Eu acho boa, mas acho doce demais, Estela não gosta da cobertura de ovo e Knut é alérgico a nozes. No fim a torta acaba sobrando para o Per e o Tormod. Eu provei apenas, uma colherada, mas não aguentei comer. Mas o pessoal que comeu falou que estava sensacional...




Curioso, mas eu não costumo postar muitas receitas norueguesas, e não sei explicar o motivo. Uma pena pois eles tem uma culinária sensacional e cada dia mais reconhecida globalmente. Vocês sabiam que Noruega só perde para a França no número total de chefes vencedores e premiados no Bocuse D'or? A Noruega totaliza nove prêmios, sendo cinco vencedores do primeiro lugar, enquanto a França totaliza 11 premiados e oito primeiros lugares. Pois é, essa pequena nação ao norte de tudo é uma imensa fonte de talentos culinários e uma cozinha super interessante.





A Suksesstert (Torta Sucesso) é feita tradicionalmente em dias de festa, principalmente na Páscoa, por ser amarela. Uma curiosidade norueguesa, tudo que diz respeito a Páscoa é sempre amarelo, inclusive bolos e doces. Eles levam super a sério a coisa do uso das cores reservadas para os feriados. Natal é vermelho e Páscoa amarela, e não se fala mais nisso. Eu, como boa estrangeira, naturalmente, quebro as tradições com frequência e já fui chamada a atenção por isso. A gente nunca encaixe de verdade num país estrangeiro, sério, mas isso é conversa para outra postagem. Mas é um bolo feito no período que vai do inverno (Natal) a começo da primavera (Páscoa), quanto ainda está bastante frio por aqui, pois esse um creme de gemas que cobre a torta é todo a base de manteiga e derrete bem rápido se não for mantido refrigerado e aqui as casas são quentes, por conta do aquecimento, mesmo que esteja frio lá fora...





A receita que eu apresento aqui é uma receita que peguei com minha cunhada, que ela me diz que pegou no livro da minha sogra que preparava regularmente esta torta. Mas o fato é que a receita da minha sogra é exatamente idêntica a todas as receitas de Suksesstert que aparecem em livros, revistas e sites. Você pode ver algumas receitas aqui, aqui e aqui. Se você for parecida comigo, vai achar interessante clicar no links apenas para ver as fotos das tortas, mesmo que você não entenda o que está escrito. Um outra curiosidade norueguesa: as receitas costumam ser idênticas em todo lugar. Se você for procurar uma receita brasileira na internet, vai achar as mais diversas versões, já as receitas norueguesas costumam ser iguais em todo lugar, muito curioso...





Suksesstert (Torta Sucesso)


4 ovos
150g açúcar confeiteiro + 125g açúcar branco
150g amêndoas
100ml creme de leite
150g manteiga
Extrato natural de baunilha (opcional)
Amêndoas moídas para decorar (opcional)


Como:

Pese o açúcar de confeiteiro e as amêndoas inteiras, com casca, e coloque tudo num processador e processe até formar uma mistura homogênea sem pedaços grandes de amêndoas. Separe os ovos e coloque as gemas numa panela de fundo grosso e reserve. Coloque as claras num pote grande e usando uma batedeira de mão batas claras até obter um suspiro bem estável, com picos duros. Adicione a mistura de açúcar e amêndoa moída ao suspiro e, usando uma espátula, mexa para incorpora totalmente. Transfira a mistura uma forma redonda com cerca de 24-25cm de diâmetro e leve ao forno pré-aquecido a 180C. Asse a base por 30 a 40 minutos, até que fique levemente dourada. Não deve assar demais, para não deixar a massa seca demais. Retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto a base está assando, volte a panela com as gemas e adicione o creme de leite, o açúcar e a baunilha (se for usar) e leve ao fogo baixo. Usando uma colher de pau, mexa a mistura de gemas sem parar até que a mistura comece a querer ferver e comece a engrossar. Não deixe a mistura de gemas ferver, se ferver poderá talhar em questão de segundos. Por isso, se você achar que está esquentando demais e não está engrossando, retire a panela do fogo, continue mexendo para reduzir a temperatura e depois leve a panela de volta ao fogo para engrossar, sempre tomando cuidado para não ferver. Gemas com açúcar em calor engrossam facilmente, o que significa que você não vai ter problema para atingir o ponto de creme, o cuidado deve ser com a temperatura, para não ferver.

Assim que a mistura engrossar, retire do fogo e deixe esfriar levemente, mas não totalmente. Quando o creme de gemas estiver morno, adicione a manteiga e, usando um fouet ou uma colher de pau, bata vigorosamente para incorporar a manteiga a misture de gemas. Deixe o creme de gemas esfriar totalmente, em temperatura ambiente. O ideal é deixar o creme de gemas e a base da torta assada esfriarem ao mesmo. Quando creme de gemas e massa de amêndoas estiverem frias, coloque o creme sobre a massa. Se desejar, abra a massa ao meio e coloque uma parte do creme como recheio. Se a massa ficou fina demais para cortar ao meio, use o creme de gemas como cobertura apenas, fica bom do mesmo jeito.

Importante, você não quer deixar o creme de gemas com manteiga na geladeira pois vai endurecer demais e vai ser difícil e espalhar na hora cobrir a massa da torta. Se estiver um dia quente demais, coloque o creme na geladeira mas fique de olho para não endurecer demais. Depois que você tiver coberto a massa da torta com o creme, coloque a torta coberta na geladeira para a cobertura endurecer.

Rende 8 porções.


Comentários

lili disse…
É linda,mas desanimei com a quantidade de manteiga e açúcar. Achei que deve ficar enjoativa.Mas a base é bem interessante!
Claudia disse…
Lili, é uma torta tradicional, por isso fiz para a sogra... Mas deliciosa. Faça a base e adicione uma outra cobertura, vale a pena.

Bj,

Claudia
benazzi disse…
Merci de partager des informations avec nous
http://virtuelcampus.univ-msila.dz/facshs/‎
rama disse…
the article is really very helpful. Really graet.
http://virtuelcampus.univ-msila.dz/facshs/

Postagens mais visitadas