Bolo de Chocolate com Banana e Pedaços de Chocolate



Uma receita muito simples, de um bolinho de banana básico que tornou-se o favorito aqui em casa. Um bolo que eu comecei a fazer para salvar bananas muito maduras, aquelas bananas ultra pintadas que sobram na fruteira e que ninguém se interessa em comer. Como não gosto de desperdicio, quem gosta? Aproveitei para fazer este bolo que tem como principal ingrediente bananas maduras. E esse é o segredo deste bolo, além, é claro, de um pó de cacau de qualidade, nada de achocolatados, nem cacau adoçado. Como sempre, eu faço bolos para agradar o pessoal aqui em casa, para suprir a necessidade de um docinho nas tardes frias, mas eu não como. Eu praticamente já não como mais bolos. Eventualmente posso provar um pedaço, na casa de alguém, numa festa, mas uma ou duas mordidas e, em geral, deixo de lado o resto. Minha tolerancia ao açucar está bem pequena e não me dá nem vontade.




Além das bananas, esse bolo também leva um pouco de açúcar mascavo. Mas para quem prefere um bolo menos doce, dá para usar apenas bananas, já que bananas maduras são muito doces e fazem muito bem o serviço de adoçar bolo. Usei açúcar mascavo no lugar do açúcar branco pois acho que além de menos doce, o açúcar mascavo ajuda na textura final. Para dar o sabor suave e cor intensa usei cacau Valrhona que é o melhor cacau que eu conheço para bolos. O cacau Valrhona é levemente alcalinizado, passado por um processo de tratamento que reduz o amargo e o acido do sabor do cacau natural e reforça significavamente a cor do po de cacau. Esse processo é conhecido como Processo Holandês, pois foi inventado por um fabricante de chocolates da Holanda em 1840. Esse processo altera o sabor e a constituição do cacau, o que faz com que esse tipo de cacau seja indicado para certas receitas, mas não recomendado para outras, como por exemplo, para fazer chocolate quente em casa. Ainda que a industria use esse tipo de cacau na produção de licores e bebidas a base de cacau. Mas o cacau em pó alcalinizado é interessante na hora de assar doces pois ele é menos amargo e tem uma cor bem mais intensa.





Entre os aspectos negativos do processo de alcalinização do cacau está o fato deste processo reduzir significativamente a quantidade de antioxidantes do cacau (Polifenóis). Os pós de cacau "levemente" alcalinizados contém entre 20 e 40% da quantidade de antioxidantes encontrados no cacau natural, enquanto os pós de cacau altamente processados não contém mais nenhum traço de antioxidantes. Este processo também impede a certificação do produto como orgânico e, por isso todos os cacaus orgânicos são necessariamente naturais, não são alcalinizados. Portanto, para quem deseja consumir um bolo de chocolate e ainda suprir o corpo com uma boa dose de antioxidantes, o melhor é usar apenas o cacau natural, de cor mais avermelhada e sabor mais intenso. Na hora de se fazer um bom chocolate quente, o melhor resultado ainda vem do cacau natural, sem tratamento algum, feito a base do cacau tostado e moído sem processamento. Na minha opinião o chocolate quente de cacau alcalinizado não tem muito sabor e, por essa razão é largamente utilizado pela industria, que adiciona montanhas de açúcar às suas bebidas. Como eu só aprecio chocolate quente sem adição de açúcar, acho mais saboroso aquele feito com cacau natural. AO mesmo tempo, eu acho que o cacau alcalinizado tem o seu valor e pode e deve ser utilizado em algumas receitas para beneficio dessas. Como é o caso desse bolinho...




Bolo de Banana com Chocolate e Pedaços de Chocolate


2 ovos grandes
125ml de oleo ou 125gr de manteiga
1,25 DL (meia xícara) de açúcar mascavo
2,5DL farinha de trigo
1 DL cacau puro em pó
3 Bananas maduras amassadas
1 colher de chá de fermento em pó
100 gramas de pedaços de chocolate (opcional)
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

Como:

Coloque o óleo e o açúcar num pote grande e usando um batedor de mão (fouet), ou uma colher de pau, bata o açúcar e o oleo até formar uma mistura levemente espumada. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem até formar uma mistura emulsificada e homogênea. Adicione o cacau em pó misture bem para incorporar. Com um garfo amasse as bananas num prato grande, amasse bem amassadinhas, para não deixar pedaços grandes na massa e adicione a massa de bananas à massa de cacau. Misture bem para incorporar. Adicione o extrato de baunilha e misture um pouco mais. Adicione a farinha, em partes e, por fim, adicione o fermento. Bata mais um pouco até ficar tudo bem homogêneo. Por fim adicione os pedaços de chocolate, se for usar. Asse em forno pré-aquecido a 180C e asse por 25 a 30 minutos ou até que um palito inserido no centro da massa, saia seco.


Obs. O cacau alcalinizado, por ter perdido sua acidez natural durante o processo holandês, não cresce mediante a adição de bicarbonato de sódio. Para que o bolo com cacau alcalinizado cresça perfeito, é preciso usar fermento em pó, ou adicionar algum tipo de cultura, creme azedo ou iogurte à massa.





Comentários

Claudia disse…
Heloisa,

Vale a pena misturar banana com chocolate, mesmo que seja para salvar bananas maduras...

bj.

Claudia
Ana e Carla disse…
tb me acho cada vez mais intolerante ao açúcar ... dou por mim a achar demasiado doce, algo que sempre comi toda a vida!

eu ate gosto de bananas, mas banana demasiado madura e processada não gosto muito, mas esse bolinho encheu-me as medidas ... vou ter de experimentar! :p
beijinhos
Carla
cromasdacozinha.blogspot.pt
Anabela disse…
Olá, adorei o aspeto. Quanto é (em gramas) 1 DL de cacau?
Claudia disse…
Ana e Carla,

Eu também não gosto muito de usar bananas em bolo, mas faço para o pessoal aqui em casa. Eles gostam tanto deste bolo que virou o nosso bolo de final de semana... toda semana tem dele aqui em casa. Eu não como nem uma lasca dele, mas eles devoram... Aquelas coisas.

Anabela,


Esse bolo faz um sucesso danado e vale a pena experimentar. 1DL de cacau pode pesar de 90 a 110 gramas de cacau em pó.

Abs,

Claudia
CMetricstudio3D disse…
Thank you for sharing .This site is very helpful to us.
Jasa Animasi
Anônimo disse…
If you have a tank that looks a bit tidy, after that it's always advisable that you utilize warm water. Separate the storage tank parts well as well as carefully. Place each of them under running water then drying them utilizing a notepad or towel. pod system vape You ought to after that leave them to air completely dry until they have no water on them.

If you have a container that has never been cleaned up, Vape Kit after that you will need an added action. Take your mug as well as fill it with water. Put in it the microwaves for around 3 mins. During this time, you should be rinsing the components which remain in the sink. smok alien After that take the dish or cup from the microwave and also location the parts you disassembled inside of it.
jamescooper disse…
Looking for Cricket Clothing? Buy Online Cricket Clothing of All Sizes like Men, Youth, Boys, Kids and Junior Available at affordable price at NZ Cricket Store. We provide branded Cricket Clothing of top quality in New Zealand.
Digital Marketing is the process of promote the business or products through online. Click shaper is the one of the best digital marketing company in Ambala Cantt who provides best digital services.
Digital Marketing Course In Ambala Cantt | Industrial Training Company Ambala
rama disse…
merci bonne idée
rama disse…
Merci pour ce travail magnifique et très complet!! Je compte l'utiliser dès le mois prochain avec mes ce2. Merciiii!!!!!
rama disse…
the article is really very helpful. Really graet.

Postagens mais visitadas