Açaí, uma paixão. Mirtilos, o consolo...



Eu sei que de vez em quando eu sou bem taxativa em relação as coisas. Adoro usar esse recurso. Frases do tipo: "este é o melhor doce do mundo", "aquela outra é a melhor sobremesa que eu já comi" e por aí eu vou. Mas verdade seja dita, dentre todas as coisas que eu já provei neste mundo o que eu mais amo comer é açai. Eu adoro açaí, mais do que tudo mesmo. Eu gosto batido com mel, ou com xarope de guaraná e com farinha d'água na cuia. Mas eu gosto de açaí de qualquer jeito, desde que doce. Ainda não me animei com açaí salgado. Mas pode ser polpa congelada, fresca, sorvete ou suco. Com ou sem farinha, com ou sem açúcar, com ou sem xarope, com ou sem mel, com ou sem banana, com ou sem cupuaçu, com ou sem manga e por aí vai. Eu gosto de açaí bem pouco doce, mas prefiro doce do que sem nada. Um xaropinho de guaraná dá uma energizada revigorante e fundamental. Se eu tivesse que fazer minha última ceia antes de partir desta para o além, eu ia pedir um potão de açaí com xarope de guaraná e farinha d'água torrada.



Quando eu morava no Rio Janeiro, e em São Paulo, eu comia açaí na tigela todos os dias. To-dos-os-di-as. As vezes saíamos de casa só para tomar açaí. Eu gostava de açaí antes mesmo de provar, é que eu cresci vendo minha avó falar de açaí, amar o açaí e tomar açaí. Eu era pequena e lembro como ontem dos sábados quando minha avó saía para tomar açaí, eram momentos de imensa alegria para a minha avó. Ela saía com um grupo de irmãs, primas e amigas maranhenses e juntas iam ao Arataca, em Copacabana, onde tomavam açaí na tigela com farinha d'água. Minha avó trazia sempre um pacote de farinha d'água que comprava no Arataca e as vezes trazia açaí para a família provar. O açaí era apreciado por poucos, mas os que gostam, gostam mesmo. Não era fácil achar açaí no Rio de Janeiro da minha infância, o advento do freezer e da comida congelada não havia explodido e o Arataca era o único lugar no Rio de Janeiro que vendia açaí fresco.



Minha avó era maranhense, cresceu no interior do Estado Maranhão e morreu em 1997, aos 85 anos, no Rio de Janeiro. Depois de casada com um funcionário público federal, um professor de escola federal, mudou-se para o Rio de Janeiro onde meu avô foi professor de matemática do Colégio Pedro II durante a vida toda. Minha mãe nasceu no Rio de Janeiro nessa família maranhense. Minha avó deve ter sofrido a ausência do açaí assim como eu sofro agora, tenho certeza disso, dessa comida que une as nossas vidas. Lembro tão bem das muitas histórias que ela contava sobre as delícias e os prazeres do açaí e de como ela gostava de dividir conosco, os netos, as histórias do Maranhão.

A família dos pais da minha mãe é toda do Maranhão, excetos os filhos que foram nascendo no Rio de Janeiro. Por isso o Maranhão é um Estado que mora fundo no meu coração. Um Estado difícil, amazônico e nordestino, um mar de riqueza cercado de pobreza e injustiça por todos os lados. No Maranhão fica a capital da escravidão contemporânea (Açailândia) e ainda é a terra de um dos maiores vilões de Brasília que ainda circula livremente pelo Senado Federal. Maranhão é o lugar mais triste do meu coração.



Mas vim parar do outro lado do meu planeta, onde não tem açaí e a vontade de comer açaí me maltrata, como maltratava a minha avó e suas irmãs. Para suprir meu organismo dependente de antioxidantes e antocianinas eu como mirtilos, até morrer, como todos os dias em tudo. Já colhemos uns 40 quilos de mirtilos selvagens e por mais que se coma a geladeira e o freezer ainda estão cheios para os dias de vacas magras do inverno. Os mirtilos são muito diferentes do açaí no sabor, mas a aparência deixa ver uma certa semelhança, principalmente batidos. A cor mágica, o roxo profundo, é muito semelhante. Mas mirtilos não tem semente como o açaí e não tem nem de longe o mesmo sabor. Mas tanto um, como o outro, são símbolos de suas florestas.

Todos os dias eu faço vitamina de mirtilos batidos com banana, umas colheradas de iorgurte e suco de maça. Eu bebo na ilusão, na busca do sabor distante, no sabor da memória, o sabor da minha saudade. Se não há açaí, pelo menos eu aproveito a fartura dos mirtilos. Outra coisa, me perdoem os que adotaram o termo mas, não há nada mais cafona do que chamar vitamina de smoothie.






Vitamina de mirtilos


1 copo de 250 ml de mirtilos
2 bananas d'água (nanica)
100 a 125 ml de iogurte de baunilha ou natural
600 ml de suco de maça

Como:

Coloque os mirtilos, a banana picada, o iogurte e o suco num liquidificador ou processador e bata até formar uma vitamina bem homogênea. Sirva imediatamente.

Rende 4 copos de vitamina

Dica: Eu uso tanto mirtilos como bananas congeladas desse modo a vitamina fica bem gelada sem precisar adicionar gelo.

Eu compre sempre muitas bananas e congelo as bananas mas maduras em fatias para usar em vitaminas. Os mirtilos congelados também ficam ótimos como substituto do gelo.

Comentários

Cláudia,
Você acredita que eu nunca provei açaí?
Mas depois dessa sua declaração de amor, fiquei até com vontade de provar.
Achei incrível o potão de açaí como última vontade. É uma paixão mesmo, não?
Unknown disse…
Bravo!!
Realmente chamar vitamina de smoothie, é triste!

Amiga, meu esposo toma açaí quase todos os dias. Normalmente ele faz com castanha de caju, castanha do Pará, nozes, banana, açaí e mel ou açúcar mascavo.
Eu até acho que açaí vicia um pouco de tão gostoso que é.
Lembro que um tempo desse, eu e meu esposo saíamos aqui de casa para tomar açaí às 22:00, tomávamos 1kg. Tive que parar de tomar porque aumentei uns quilos extra,kkk.

As vezes evito tomar para não ficar querendo novamente no dia seguinte,rsrs.

Também acho que mirtilo parece com açaí, principalmente ele puro.


Beijão
Dani disse…
Haha! Tenho achado engraçada estes anglicismos de alguns termos no vocabulário brasileiro. Não acho ruim quando não há outro nome - por exemplo crumble, que podia ser farofinha ou farofa, mas manteve-se crumble e acho justo, pois crumble remete à idéia de coisas desfeitas, de restos, que tem a ver com a origem da sobremesa.
Também amo açaí. Em Portugal, comprava a polpa - morava ao lado de uma mercearia brasileira -, aqui, poderia comprar também, mas é longe. No supermercado, há uma vitamina de açaí, mirtilios e romã. Não falta na minha geladeira. Há de 3 marcas, mas a com gosto mais acentuado do açaí é a da marca do supermercado. Quando foram lançadas, não acreditei. Porque não vivo sem antioxidantes, adoro frutos vermelhos e afins.
A vitamina de mirtílios ficou linda!
Beijos
Cininha disse…
Olá Claudia voce acredita que eu andei 15 dias no brasil á espera de provar açaí e nunca provei, nunca era altura ideal, ou tinhamos a barriga cheia do pequeno almoço, ou do almoço e por aí vai.
No ultimo dia a almoçar no porcão pedimos...não tinham hehehe
A primeira coisa que fiz quando cheguei aqui foi comprar desses pacotinhos congelados que tem cá no supermercado e acredita que ainda está no meu congelador!!!!!
Mas já fui tirar para beber daqui a pouco hehe
bjinhos
Isabel disse…
Cláudia,
adorei o teu texto. Dá para ver que vem lá do fundo da alma.

Olha, já fiz umas coisas com as sementes "cheirosinhas" e adorei a experiência. Talvez amanhã consiga postar. Obrigadíssima.
Bjs
♥ mesa para 4 disse…
Sempre achei graça voçês chamarem aos batidos, de vitamina :) e mirtilos é tão bom :) açaí tb deve ser ...
Luciana disse…
Cláudia, e eu não colhi mirtilo nenhum e acho que agora já foi, mas a chuva não me deixou sair de casa pra procurar por alguns, e no jardim não tenho.
Menina, eu não lembro do sabor do acaí, trabalhei numa cafeteria que servia exatamente essas coisas com sabores do norte, mas só cheguei a provar o acaí algumas poucas vezes, e não lembro.
Eu vi no orkut que uma brasileira compra acaí em Oslo, as poupas congeladas, de repente você consegue comprar. Vou pedir o contato deles a ela.
Beijo
Verena disse…
Claudia, essas coisas que ficam marcadas na alma da gente são tão fortes, não? Imagino que dor deve ser ver o que acontece no Maranhão e estar tão longe...
Conheci o açaí numas férias em Florianópolis, tomávamos açaí na tigela com banana, granola e guaraná na Praia Mole...! Uma delícia, realmente é gostoso, faz bem e é uma refeição completa! Estou com um pote de açaí de 1k no meu freezer...vou bolar alguma coisa!
Um beijo!
Cláudia,
Que belo esse seu texto sobre sabores e saudade, adorei e nem sequer conheço o açaí mas agora fiquei com uma imensa vontade de provar. Creio que já vi à venda polpa de açaí congelada da Brasfrut no supermercado. Vou procurar. O mirtillo por aqui aparece poco e é caro, mas mesmo assim em compro de vez em quando para matar saudades, porqe eu gosto muito.
Já postei sobre o doce, a minha colega brasileirba já provou e ficou aprovado. Este fim de semana vou fazer uma sobremesa com o dito.
Beijos e bom fim de semana.
® disse…
Claudinha!
Temos que entrar na fila pra ver quem gosta mais de açaí...:)
Tenho verdadeira paixão tb!!!
Aqui na cidade temos alguns lugares que vendem na tigela, um lugar lindo, típico todo em roxo e verde, mesas rústica feitas com troncos de árvores, um lindo pé de açai para enfeitar...ah!! côoss mah linda!!
E agora vendem com trufas, com bombons, turbinados e etc...se deixar vou usar seu post para escrever um livro..rsrs...
Agooora, os mirtilos tenho uma 'inveja santa' de vc, só os comprava na capital (SP), morando agora no interior é mais difícil achar..então fico babando em suas fotos e receitas...e quanta fartura!!!! :)
Um bejim, tá?!!
da Vinni
Beth/Lilás disse…
Oi, Cláudia!
Eu também nunca provei o bendito Açai, acredita?!
Já comprei congelado e deixo no freezer para quando meu filho vem em férias fazer, ele gosta muito, mas eu nunca me interessei pelo negócio roxo. hahha

Agora, o que eu amei foi o seu texto. Conseguiu falar de uma fruta dando voltas pela memória, pela família, resgatando a história de seus avós, passando pelo Maranhão e acabando aí nesta terra tão distante, com os tais mirtilos que eu também nem imagino o gosto que tem. Parabéns, lindo texto!

bjs cariocas
Unknown disse…
Ah Claudinha q linda homenagem á minha saudosa tia! E q saudades de qdo a gente saia e comia açai em Sampa...BBBjjjs
Cláudia Marques disse…
Cláudia

essa da última ceia achei o máximo! Eu nem imagino o que quereria, mas com certeza alguma coisa doce, com chocolate :)

Nunca provei açaí... mas lá que dá vontade, depois de ler o seu texto, lá isso dá!!

BJS
Claudia disse…
Heloísa,

Se não provou está na hora de provar, mas cuidado, vicia! Bj.

Ana,

Açaí vicia sim, o Per sempre fala isso pois ele também viciou. É uma loucura, todo mundo que eu conheço que gosta saí de casa, a hora que for, chovendo, para comer açaí. Coisa mais louca, né?

Mas você sabe que para manter meu vício eu fazia uma "dieta" no Rio, eu podia não comer quase nada o dia inteiro mas tinha que comer um pote de 500ml de açaí todos os dias. E assim eu ia.... Bj.

Dani,

aqui eu liguei para um importador que vende açaí para suco, aqueles sacolés com açaí misturado com água que não presta. A polpa pura ainda não vi.. Bj.

Alcina,

Ouvi dizer que em Portugal está fácil achar a polpa de açaí congelada. Deve ter alguma loja de brasileiros que prepara na tigela. Não espere ir ao Brasil para experimentar... Bj.

Isabel,

Totalmente, do fundo do coração. Bj.


Mesoca,

Sabe que algumas pessoas chamam de vitamina batida, mas vitamina é o termo mais comum. Engraçado, né?

Luciana,

Os mirtilos ainda estão na floresta, vou colher todas as semanas e ainda vai ter frutas até o começo de setembro, saía de casa para colher uns, tão bom!!! O açaí de Oslo é bem caidinho, peguei o contato com o importador na Embaixada do Brasil e falei com o sujeito que me descreveu bem o produto, são sacolés de polpa para refresco... Bj.


Verena,

Açaí combina com praia, sol e muito calor, totalmente litoral!!! Bj.

Moira,

Veja nas lanchonetes e restaurante brasileiros se eles servem açaí batido com guaraná na tigela antes de comprar assim você prova e vê se gosta...

Adorei a postagem do doce e ficou lindo de morrer, um caramelo. Bj.

Amehlia,

Você é das minhas, então? Curta o açaí por mim. No Brasil são tantas frutas que uma mais uma a menos não faz diferença, mas aqui a diversidade é bem pequena e não há muitas opções boas. Quando tem algo de bom eu abuso... Beijim.

Beth,

São tantas frutas no Brasil que a gente se apega a umas e as vezes passa a vida sem provar um monte de coisas. Mas se puder prove! Bj.

Fernandinha,

Se você soubesse a saudade que eu tenho da vovó, sua tia!! Ah, como eu queria ver ela uma última vez, tomar um açaí na praia, dar um abraço apertado. Ela não me saí da cabeça. Nem Daisy, nem Selene. Que saudades das saídas para tomar açaí em SP, em fevereiro, eu juro! Bj querida!

Cláudia,

Açaí é tão certo como dois e dois são quatro. Bj.


Beijos,

Cláudia
Luciana disse…
Ai, Claudia, sacolé de polpa para refresco não dá, pensei qeu fosse uma polpa mais consistente, daquelas que usam pra fazer acaí na tigela.
Olha, se não te der trabalho eu aceito sua listinha de filmes, mas se for dar trabalho não precisa.
Também gosto de coisas variadas e diferentes, confio nas suas indicacões.
Beijo
Cláudia,

Adorei essa história cheia de vitaminas e recordações...
Eu também adoro sumos de fruta e preparo-os quase todos os dias de manhã (excepção para os dias de trabalho em que o meu sono mal me dá tempo para abrir os olhos, quanto mais para preparar sumos naturais)mas sem que haja qualquer "era uma vez" por de trás deles...faço-os apenas porque me sabem bem, porque me fazem bem e porque me ressuscitam! :)

Já vi várias vezes açai (diga-se...polpa de açai) à venda, mas nunca provei... lembro-me de ler no rótulo que era fruta mais rica em antioxidantes e ficar com vontade de provar só que isso foi durante uma das minhas ídas ao Porto e em casa dos meus pais não é possível fazer o que quer que seja (longas histórias...).

Como lhe disse hoje, sonhei consigo e com o açai só que a minha ída à loja de produtos brasileiros ficou adiada... tive que correr todas as lojas de uniformes de palma à procura do meu número e incrivelmente só consegui encontrar um modelo feminino na última loja...já estava tão maçada depois de tantas voltas que acabei por vir para casa e adiar a minha missão!

Prometo que se encontrar açai num "formato correio" lhe enviarei com todo o prazer para que possa reviver esses momentos que lhe trazem tanta saudade!! :)

Ah!...adorei a foto e o artigo! Obrigada!!
Hoje já fui comprar um novo monitor para o computador do Miguel para substituir o que se avariou e vou começar a construir o nosso novo espaço!!
...depois envio-lhe um email!

Beijos!!
Camila Hareide disse…
Cheguei tarde pra ver este post, comi bola! Olha, tenho família no Pará, e sempre odiei açaí... Passei um mês em Belém quando menina, e adorei tudo, da chuva de mangas às patolas de caranguejo. Masa minha paixão, a mesma que você tem com o açaí, eu tenho com o cupuaçú... Chego a chorar só de pensar num creme de cupuaçú. A extinta Brunella (sempre morei perto da da Av Sumaré e daquela perto da Pça Panamericana) fazia um sorvete de cupuaçú divino... Aiaiai, que saudade que me deu!
Claudia Lima disse…
Na minha terra, no sul do Brasil, usamos o termo "batida", mas acabei adotando o termo vitamina por ser mais bem compreendido pela maioria das pessoas.
O meu marido adora para o lanche e uso muito banana e mirtilos, especialmente agora no verão.
Adorei a idéia de congelar as bananas. Aqui acabam virando bolos ou muffins, quando estão muito maduras.
Hoje vi no mercado Suco de Açai. Eu nunca comi esta fruta e fiquei curiosa, mas achei caro: Mais de 6 dólares o container. Mesmo assim, ainda é mais barato que o de romã que está por 10.
Bjs :)

Postagens mais visitadas