sábado, 31 de março de 2012

Uma postagem para março... a mousse de chocolate perfeita




Março passou e eu não vi. Comentário típico de gente ocupada e com cara de pau suficiente para reproduzir clichés. Essa sou eu. Saco! Eu sei. Perdão. Eu sei que é feio ficar tanto tempo longe. Eu também sofro e ando tão cansada de estar ocupada até o último fio de cabelo, todos os dias, que ando entre a cruz a caldeirinha, sabe como? Para aliviar tinha esta mousse de chocolate para não deixar o mês de março passar em branco.



Fez, faz, ainda vai ficar fazendo frio aqui por mais um tempo e eu me enchendo de chocolate. Sim, ando comendo chocolate direto. Não muito, mas todos os dias, pelo menos 20 a 30 gramas de chocolate. A maior parte amargo, mas mesmo assim, sinto um tanto de culpa pois minha filha está ficando como eu. Se não comer um pedacinho de chocolate ela não fica totalmente saciada. Por melhor que seja, o melhor segurar a quantidade de gorduras e de açúcares e por isso esta receita é bem especial pois é pouco doce. Você deve levar em consideração o "amargor" do chocolate usado na receita pois é ele que vai dar o tom do resultado final.


Já publiquei esta receita aqui antes e ela é infalível e ainda dá para substituir o leite por água!




Mousse de Chocolate
Receita original do Pierre Hermé do livro Larousse das Sobremesas

180g de chocolate amargo com 70% de sólidos de cacau (usei Valrhona Cao Grande Noir orgânico)
100 ml de leite desnatado orgânico (aqui você pode substituir por outros leites tipo amêndoas, soja, aveia, castanha do pará, arroz ou até água que dá certo)
2 colheres de sopa de açúcar cristal orgânico (use mais açúcar se preferir mais doce!)
4 claras de ovos grandes (caipira/orgânicas, por favor)
1 gema de ovo grande (caipira/orgânica, por favor!)
Pitada de sal

Como:

Com uma faca pique o chocolate em pedaços pequenos, ou bem pequenos e coloque num pote. Ferva o leite (ou a água ou outro tipo de líquido que preferir) e derrame sobre o chocolate picado. Mexa com uma colher de pau, ou espátula de silicone, para incorporar totalmente e formar uma mistura homogênea, e deixe esfriar. Enquanto você deixe a mistura esfriando bata as claras com uma pitada de sal. Quando as claras começarem a endurecer adicione o açúcar e bata até ficarem bem duras e brilhantes. Num pote bata a gema com um fouet até clarear, adicione a mistura de chocolate já quase fria e bata para incorporar. Por fim adicione as claras em neve e mexa com toda a delicadeza possível para que a mistura fique totalmente homogênea mas mantenha-se aerada. Quando a mistura de chocolate já não exibir mais nenhum pedaço branco de claras divida em potinhos e leve para gelar. Deixe a mousse na geladeira por duas ou tres horas antes de servir. Sirva com raspas de chocolate.

Rende seis a oito potinhos.