Doce de leite desnatado



Depois que as crianças foram viajar eu me vi com quase um litro e meio de leite desnatado (não UHT) recém-vencido na geladeira. Jogar fora? Jamais! Dei uma bela fervida e vi que o leite, apesar de vencido, estava em perfeitas condições. Transferi um litro de leite para fazer uma outra panela, adicionei uma xícara de açúcar e deixei ferver novamente em fogo médio. Quando ferveu pela segunda vez, já com o açúcar, um adicionei uma boa pitada de bicarbonato. O leite deu aquela espumada imediata e começou a subir, por causa do bicarbonato e nessa hora eu retiro o fogo um pouquinho e mexo com a colher de pau para baixar. Reduzi o fogo um pouco mais e deixei o leite cozinhando em fogo médio-baixo, quase baixo, por uma hora e meia a duas horas mexendo por um ou dois minutos a cada 20 ou 30 minutos.






O doce de leite desnatado talhou perfeitamente (por causa do bicarbonato), adquiriu o tom dourada que eu adoro, não grudou nada no fundo da panela, não transbordou e ficou uma delícia, mais leve que os normais, dá para comer o dia inteiro sem enjoar... Em geral eu prefiro fazer doce de leite com um mistura de leite semi-desnatado e leite integral mas com o leite zero ficou perfeito. Já experimentei antes mas o resultado não ficou tão bom como hoje. O fato é que os diferentes tipos de leite geram resultados muito diferentes e o grau de acidez do leite responde de formas diferentes ao bicarbonato de sódio e, neste caso, meu leite já vencido teve um papel fundamental no resultado.




Doce de leite desnatado

1 litro de leite desnatado
1 copo/xícara de 250 ml de açúcar
uma pitada de bicarbonado de sódio

Como:


Coloque um litro de leite sobre fogo médio numa panela de fundo grosso com capacidade para pelo duas vezes a quantidade de leite a ser fervido. Deixe o leite mexendo sempre, com uma colher de pau, para não grudar no fundo. Depois que o leite ferver adicione uma xícara de açúcar e, mexendo sempre, deixe que o leite ferva mais uma vez. Quando ferver pela segunda vez adicione uma pitada de bicarbonado de sódio. O leite vai espumar e subir por isso é importante usar sempre uma panela maior do que o necessário. Quando o leite espumar retire a panela do fogo um pouquinho e mexa com a colher de pau para baixar. Reduza o fogo um pouco mais, para médio-baixo, quase baixo, e deixe o leite cozinhar por uma hora e meia a duas horas mexendo por um ou dois minutos a cada 20 ou 30 minutos ou até que ele adquira uma cor dourada e comece a talhar no fundo. Cada vez que você mexer o leite mais ele vai talhando...

Rende 450ml de doce de leite.

Comentários

® disse…
...penso em morar na Noruega, tem casinha prá alugá aí fia?! =)
Doce de leite é o mesmo q falar de Minas...nos grandes tachos...
Quantas lembranças boas resgato qdo venho aqui...:}
O seu ficou perfeito...e as colheres, lindas!!
brigadinha por ensinar, viu amore!
Espero q esteja melhor...
fico aqui torcendo por vc, sempre!
Um bejim!
Que lindo esse doce! Nunca pensei que daria um doce assim do leite desnatado!
Bjs
Que lindo, meu irmão ama esse doce de leite que fica com pelotinhas, vou passar a receita para ele! Bjinhos
Claudia disse…
Vinni,

Estou melhorando, devagar e sempre. Sabe que o leite aqui é bom mesmo e produz um doce tudo de bom! E se quiser arranjo um chalezinho prá vocês aqui na vizinhança!!!!

Tatiana,

O leite aqui é muito bom, mas não é aquele UHT de caixa, é um leite pasteurizado e depois refrigerado que faz toda a diferença. Minha avó sempre falava que leite de caixa longa vida não faz doce!!!!!


Paula,

Mas nada de usar leite desnatado de caixa pois não fica igual pois é "pura água" sabe como? Tem usar leite desnatado pasteurizado e refrigerado.

Beijos,

Cláudia
Nina disse…
ah, deu saudades da minha avó, que fazia o melhor doce de leite talhado do mundo!!

Beijo, querida!

PS eu nunca, nunca, nunca, bebo leite de caixinha, é um leite "morto". Só compro leite de saquinho, muito mais gostoso e saudável.
Luciana disse…
Claudia, logo hoje que eu estava aqui sonhando com um bom doce de leite e um pedaco generoso de queijo de manteiga, encontro essa receitinha aqui, que maravilha. Vou ficar na vontade, mas já matei a fome só de olhar as fotos e ler o post.

Beijo
Andréia disse…
Oi Claudia...
lendo esse seu post viajei longe até o sítio da minha vó...que para mim faz o melhor doce de leite do mundo! Não sei se achoo tão bom pelo sabor, que é mesmo uma delçia, ou pelas doces lembranças daquela época!
Adorei sua receita e com certeza em breve farei por aqui..
Um beijo e obrigada por deixar o meu dia mais leve :)
Fernanda disse…
humm, estou fazendo uma pesquisa na internet e cada doce me dá agua na boca, delicioso, vou já fazer meu doce de leite, querem um pouqinho rsrs
Murilo S Romeiro disse…
Oi, a primeira vez que venho aui - descobri seu blog pesquisando doce de leite desnatado no Google.
Será que posso fazer doce com leite de caixinha desnatado ? Tenho várias caixas vencidas e não queria jogar no lixo, ou será melhor usar em uma receita de bolo?
Que sugere?
Muito obrigado.
PS: fui conhecer um pouco mais o blog e voce. Li sua pequena "biografia" e , sinceramente,acho que voce é mesmo fã de "lutas inglórias" : agricultura familiar, orgânica, reforma agrária, contra a transposição do Rio São Francisco... como seria bom se alguma dessas lutas fosse vitoriosa!

grande abraço e minha admiração!
:-)
Claudia disse…
Caro Murilo,


Se teu leite for UHT, aqueles longa vida de caixa, não vai dar certo. O leite que eu uso é desnatado mas não é processado em altas temperaturas que mata totalmente as vidas dos leite, i.e. bactérias que dão sabor e consistência. Principalmente se estiverem vencidos. Mas, não custa nada tentar... coloque uma caixa de leite para ferver em fogo baixo, mexendo, para não queimar. Se o leite não talhar ao ferver, se ainda estiver bom, adicione o açúcar, um pouco mais do que 1 xícara por litro, adicione uns 3 a 4 dl e uma pitada de bicarbonato, o leite vai subir, fique mexendo e deixe que cozinhe por uma hora e pouquinho. Um litro de leite com 3 dl de açúcar escurece e engrossa em cerca de uma hora e 15 minutos. Se o leite não começar a engrossar retire do fogo, deixe esfriar totalmente e descansar por algumas horas. Depois aqueça novamente e ferva mais uns 15 minutos mexendo para engrossar. A segunda fervida sempre engrosse. Teste a textura num pires gelado.

Agora, se o leite ficar sem muito sabor a culpa é do leite sem bactérias UHT.


Eu as vezes me sinto a rainha das causas perdidas, mas a luta continua....

Boa sorte,

Claudia
Murilo S Romeiro disse…
Valeu Claudia!
Muito obrigado. Vou tentar e aviso do resultado.
Boa semana!
abração
Murilo
Murilo S Romeiro disse…
Oi!
Voltei aqui prá dizer que o meu doce de leite não ficou como eu queria.
A primeira experiência com o tal de desnatado UHT não deu certo,como voce já tinha previsto.
Ficou um "melado" doce no final.
Mas não desisti, guardei na geladeira e, no dia seguinte, comprei um litro de leite integral tipo B, não aquela "água tingida de branco" como é o tal leite longa-vida.
Pus tudo na panela e fiz o processo de novo - no lugar do açúcar coloquei o "melado" da véspera. Não usei mais o bicarbonato, mas acrescentei um pouco mais de açúcar.
Mexi bastante e por fim deu um doce um pouco mais escuro ( por causa do melado já na cor do doce )e com uma textura cremosa um pouquinho áspera , não lisinha.
Apesar de não ser o que eu pretendia, o gosto ficou suave e já degustei algumas colheradas.
Por ser o primeiro doce de leite que faço e não sei quase nada de culinária acho que posso considerar o resultado satisfatório.
Quem sabe na próxima eu acerto a mão!
Fiz umas fotos, mas nem vale a pena publicar.
Muito obrigado de novo.
Tenha uma ótima semana!
Grande abraço
Murilo
Tenho uma página no flickr - se quiser conhecer um pouco mais - será um prazer .
O link é esse:
http://www.flickr.com/photos/44508342@N00/
Jessica Arndt disse…
Olá Cláudia! Tudo bem?
Sou de Minas mas há um ano moro na Alemanha e morro de saudade das comidinhas mineiras. Entao, queria te perguntar sobre o fogao. Aqui em casa nós temos o fogao eletrico, sem chama. Como eu posso fazer o seu doce sem que queime o fundo da panela?? Hoje tentei fazer uma outra receita mas queimou a panela antes mesmo de ferver, e como o leite ficou com gosto de queimado, tive que jogar fora... Deu dó! :/
Espero receber sua resposta em breve! :)
Tudo de bom aí e obrigada.
Jessica.
Claudia disse…
Jessica,

Aqui em casa também temos fogão elétrico, aquelas placas pretas e faço nela meus doces. Tenho umas panelas ótimas, de aço e dá tudo certo... O problema é que cozinhar leite requer mesmo atenção e cuidados... precisa começa alto, mexendo sempre, até ferver. Adicione o bicarbonato, reduza o fogo para baixo e mexa até parar de espumar... deixe cozinhar em fogo baixo mexendo a cada 20 a 30 minutos... em fogo baixo não há como queimar nem transbordar.

Boa sorte. Beijos,

Cláudia
Unknown disse…
sera que posso fazer meu doce com leite em pó? me da uma dica querida Claudia
Claudia disse…
Anônima,

Olha, doce de leite precisa de leite de verdade, leite de boa qualidade, leite fresco, não dá para fazer doce de leite talhado com leite em pó de jeito nenhum, nem com leite de caixa ou coisas do gênero. O meljhor seria usar o velho leite de saco, com o máximo de gorduras que você achar. Boa sorte.

Claudia
madcoutinho disse…
Uma boa maneira de se poupar o trabalho de ficar sempre mexendo o leite para nao grudar no fundo da panela, é por varias bolinhas de gude na panela enquanto a consistencia for liquida Fisicamente falando, elas substituem o trabalho de mexermos o leite). Depois que começar a engrossar verdadeiramente, mais vale usar a velha e boa colher de pau...
Anônimo disse…
Olá, eu estava com duas caixinhas de leite semidesnatado recém vencidas também, corri para o google e encontrei esta receita, estava com tanta pressa ( meu bebe estava aos berros ) que li rapidamente e fui pra cozinha,fiz e resultou em uma pasta que para mim esta muito gostosa, não é o melhor doce de leite, mas o que era lixo esta bem aproveitado...
Unknown disse…
Nossa que máximo! É dá o mesmo resultado?
luludi disse…
O meu queimou rápido fiz, mexi, deixei 20 minutos e depois de 10 minutos já estava queimado. Não tinha bicarbonato então não usei. Leite de caixinha desnatado. Nos primeiros 20 min já tava marronzinho.

Postagens mais visitadas