Pudim de baunilha com peras...



O pudim de leite é o tipo de pudim coringa, que serve de base para muitos outros pudins. Com um pouco de criatividade um pudim simples pode se transformar em outro pudim completamente diferente, sem grande esforço ou confusão. Se quiser que o pudim de leite vire pudim de baunilha basta adicionar as raspas de uma fava. Se quiser incrementar adicione uma calda de caramelo. Se quiser açúcar queimado por cima (brulée) basta salpicar um tanto de açúcar e queima-lo com um maçarico. Se quiser fazer um pudim de doce de leite basta substituir metade do leite por doce de leite. Se preferir um pudim mais denso, basta substituir uma parte do leite por creme de leite. Se quiser transforma-lo num pudim de chocolate adicione chocolate derretido, ou cacau em pó, à mistura. O céu é o limite para uma base simples de leite, açúcar e ovos.



Uma outra maneira simples de incrementar um pudim simples é adicionar frutas. Adicione alguns pedaços de frutas com peras, pêssego ou mamão e o pudim vira outro. Eu gosto de todos os jeitos mas o meu prefirido é o pudim feito com leite desnatado e raspas de baunilha. Faço sempre, sem enjoar nunca. Hoje, diante das peras, resolvi variar e adicionar umas rodelas de peras cortadas com a casca. Sem casca o visual do pudim fica bem mais simples. Prefiro com o visual das rodelas de frutas com a moldura das cascas. Minha versão leva pouco açúcar e com leite magro já que eu não gosto da sensação gordurosa do pudim feito com creme de leite. E ainda sobram as claras para uma segunda sobremesa...




Pudim de baunilha com peras


850ml de leite semi-desnatado
150 gramas de açúcar (ajuste ao seu gostos)
Raspas de uma fava de baunilha inteira
3 gemas
3 ovos
1 ou 2 peras lavadas e fatiadas

Como:

Reserve 6 formas refratárias individuais do tipo ramequins. Aqueça o forno a 180C e ferva cerca de um litro de água numa panelinha. Em outra panela, de fundo grosso, coloque o leite, adicione as raspas da fava de baunilha, a fava vazia e metade do açúcar. Deixe cozinhar em fogo médio, até fever, mas mexa o tempo todo para evitar que a mistura grude na panela ou que queime. Quando ferver desligue o fogo, retire a fava de baunilha. Num pote grande bata as gemas e os ovos com o restante do açúcar com um batedor de mão (fouet). Adicione lentamente a mistura leite fervida aos ovos batidos e msiture vigorosamente, sem parar, até incorporar totalmente a mistura de leite e temperar a mistura de ovos e, desse modo, evitar que talhem.

Deixe a mistura de leite lado e fatie as peras. Distribua as fatias entre as formas. Quando adicionar a misturas as frutas vão subir para a superfície. Adicione quantas fatias desejar. Divida a mistura nas formas individuais refratárias reservadas sobre as fatias de peras. Coloque as formas num tabuleiro grande e encha o tabuleiro com a água fervida, ainda quente, enchendo até metade da altura dos potinhos/formas. Leve ao forno pré-aquecido a 180C e asse por 30 minutos, ou até que assente. Retire do forno e deixe esfriar antes de levar à geladeira e deixe gelar por umas quatro horas antes de servir. O ideal é servir o pudim gelado.

Pode ser desenformado com facilidade se for adicionada uma calda de caramelo ao fundo das forminhas. Também pode ser servido com caldas diversas. Você também pode adicionar açúcar ao topo do pudim e caramelizar com um maçarico e vai virar um creme brulê. Eu não gosto de creme brulê feito com creme de leite e sempre prefiro aqueles feitos com leite e ovos apenas e acho que esta receita produz um creme brulê leve e fantástico por causa do sabor intenso da baunilha.

Comentários

Autora do Blog disse…
Fantástico.
Irresistível!!!
Deve ter ficado uma delicía.

http://asvezescozinheira.blogspot.com
SoraiaSilva disse…
Que bom aspecto!! :)
Deve ser delicioso :p
beijinhos*
Claudia disse…
Autora,

Sim, ficou ótimo e um tantinho diferente do pudim de baunilha de sempre. Obrigada pela visita!


Soraia,

O pudim fica mesmo lindo com as rodelas de pera, não?


Beijos,

C.
♥ mesa para 4 disse…
Que loiça tão linda e que pudim tão bom :*
Carolina Macedo disse…
Ficou lindo!!! Adorei todas as dicas de como transformar o pudim de baunilha! =)
Beijos*
VagaMundos disse…
Tem um aspecto verdadeiramente delicioso. Descobrimos o Sabor Saudade pela Glorinha Leão e estamos a adorar! Confessamos que as fotografias nos abrem imenso o apetite :)
Abraço de Copenhaga
Teresa disse…
ai que perdição! isso deve ser tao bom... Vou experimentar! Bjinhos
moranguita disse…
que pudim fantastico
esta bem ao meu gosto
beijocas
e bom fim de semana
Unknown disse…
A decoracao comas rodelas das peras ficou magnifica. E amei ler o seu texto sobre a versatilidade dos pudins.

Beijinhos e bom fds
Claudia Lima disse…
Gostamos muito de pudim e as sugestões são ótimas!
Bjs :)

Postagens mais visitadas